Há quase 5 anos o trabalhador Elias Matheus Pietrobelli, de 33 anos, aguarda uma decisão da Justiça de Mato Grosso do Sul para ter direito ao fornecimento de medicamentos para o filho Irio Matheus Campos Pietrobelli, 5 ano e 10 meses, que luta contra três condições de saúde: epilepsia, displasia de nervo óptico e hipocondroplasia óssea (nanismo).

Ganhando pouco mais de 1 salário mínimo por mês e dividindo os cuidados do filho apenas com a mãe dele, avó de Irio, Elias precisa de ajuda para comprar os medicamentos do filho.

Diagnosticado com epilepsia de difícil controle, o menino tem convulsão controlada e não pode ficar sem os medicamentos.

Tamanho da necessidade

Os gastos com os remédios são de cerca de R$ 500 mensais. No entanto, as despesas com o tratamento ultrapassam R$1.700 por mês, já que o menino precisa passar por consultas médicas mensais e exames periódicos, o que demora a acontecer pelo SUS (Sistema Único de Saúde). 

Assim, o pai acaba tendo que recorrer a atendimento particular para que o filho não fique desassistido.

“Eu e minha mãe que cuidamos, eu que levo no médico, que deixo no médico. Quem me dá muito apoio também, quando preciso de alguma coisa, é a empresa Sama, onde eu trabalho. Mas eu não tenho condições, estou pedindo ajuda por desespero mesmo”, desabafa o pai.

Ele também já tentou receber ajuda para Irio por meio do Loas (Lei Orgânica da Assistência Social), mas aguarda uma devolutiva até hoje.

Em 2020, o Midiamax contou a história de Irio, que na época tinha 1 ano e 10 meses.Na ação que tramita desde outubro de 2019, a Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul pede o fornecimento urgente dos medicamentos Trileptal (Oxcarbazepina) e Keppra (Levetiracetam).

Saiba como ajudar

Para ajudar Elias e o filho, o pequeno Irio, doações podem ser feitas via vaquinha virtual, neste link aqui, ou por chave Pix eliasmatheus123@hotmail.com.

Quem desejar ajudar de outras formas a família, pode entrar em contato com o pai pelo telefone (67) 99226-1894.