Equipe da GCM (Guarda Civil Metropolitana) ministrou curso sobre armamentos menos letais para agentes do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) que atuam no policiamento de trânsito. O treinamento foi ministrado para 15 agentes de fiscalização do órgão.

Durante o curso, a equipe da GCM falou sobre os conceitos das armas não letais, destacou a orientação da ONU (Organização das Nações Unidas), explicou sobre legislação e orientou sobre o uso proporcional e seletivo da força, do difusor de pimenta e da spark (dispositivo elétrico incapacitante).

O curso também explicou sobre funcionamento, contraindicações, manuseio, disparos individuais, além de princípios ativos e compostos químicos utilizados em sprays e gel de pimenta.

A capacitação contou com aulas teóricas, práticas e oficinas. “É a primeira vez que a Guarda Civil de realiza um curso para outra instituição sobre armamento menos letal. Estamos tendo a oportunidade de compartilhar o conhecimento com a equipe de fiscalização do Detran do Mato Grosso do Sul. Esses agentes que são vinculados à Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública e estão recebendo instruções com a finalidade de garantir a sua integridade física e proteger ali a consecução de seus trabalhos” , afirmou o o titular da Sesdes (Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social ), Anderson Gonzaga.

As ministrações tiveram início na segunda-feira (25) e foram encerradas nesta terça-feira (26). O curso foi realizado na na Superintendência do Comando da Guarda Civil Metropolitana e na GPI (Gerência de Pronto Intervenção).