Para promover o diálogo entre produtores rurais, ambientalistas e especialistas, o fórum Pontes Pantaneiras realizou na última segunda-feira (15) em , a 2ª Oficina de Sustentável. O encontro realizou palestras e dinâmicas em grupo e discutiu a importância e valorização da pecuária pantaneira no Estado.

A partir do encontro foram identificados critérios para caracterizar a sustentabilidade da atividade na região. Mais de 30 produtores rurais e técnicos das regiões de Corumbá, Alto Rio Paraguai, Cáceres, entre outras, identificaram caminhos importantes para o fortalecimento da pecuária sustentável.

“O evento tem como premissa a escuta e o diálogo com produtores rurais e governanças de forma que a construção seja participativa e reflita a realidade de quem vive no território”, afirma Miriam Perilli, coordenadora técnica do Pontes Pantaneiras.

A coalizão Pontes Pantaneiras é o resultado de uma parceria entre o Ipê – Instituto de Pesquisas Ecológicas, Embrapa Pantanal, a Colégio de e o Instituto Smithsoniano, com apoio do PEW Charitable Trusts.

Lei do Pantanal

Um dos temas discutidos no encontro foi a nova “Lei do Pantanal”, sancionada pelo governador Eduardo Riedel em 15 de dezembro de 2023, na presença da ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva.

No texto da legislação são tratados temas sobre o desmatamento das áreas de preservação e a proibição do cultivo de novas plantações de cana, soja e eucalipto, por exemplo. A princípio, não há uma tratativa específica sobre a abertura de estradas. Ainda assim, o governador suspendeu, em agosto, todas as licenças ambientais para desmatamento na região do Pantanal.