Os trabalhos de combate aos incêndios do Pantanal não cessam. Dia e noite equipes do Corpo de Bombeiros têm atuado incessantemente contra as chamas que avançam rapidamente pela vegetação do bioma.

Parte deste trabalho tem sido registrado em um diário de bordo feito pela diretora de Proteção Ambiental e tenente-coronel do Corpo de Bombeiros, Tatiane de Oliveira.

Um vídeo gravado na noite desta quinta-feira (20) mostra a equipe avançando por um trecho próximo à BR-262, na região da Ponte do Rio Paraguai. Ali, os bombeiros aplicaram diferentes técnicas de combate, enquanto verificavam também a progressão do incêndio.

“Esse combate iniciou com o apoio de fazendeiros locais com tanques de água, e uma motobomba puxada por um trator. Fizemos um combate a cerca de 500 metros a frente e viemos apagando, enquanto dois militares vieram com sopradores fazendo a extinção do fogo pela parte de trás. A gente segue, até a extinção do fogo”, explica um militar que acompanha a comandante nos combates.

Confira:

Incêndios no Pantanal

O Pantanal está em chamas, com 1.729 focos de incêndio em junho no Mato Grosso do Sul e 250 focos em apenas um dia. Desde janeiro de 2024, pesquisadores alertam para o período de estiagem no Pantanal, mas o fogo chegou antes do que as equipes de combate esperavam.

Apesar de Mato Grosso do Sul estar em situação de emergência ambiental desde abril, historicamente em junho as equipes atuam na prevenção de incêndios florestais, já que os focos costumavam ser mais intensos a partir de julho e agosto. Mas em 2024, a situação se agravou mais cedo.