O Governo do Estado vai lançar um programa focado no ensino de matemática para alunos do 4º e 5º ano do ensino fundamental. Semelhante ao MS Alfabetiza, que é focado na alfabetização, o investimento deve ficar em torno de R$ 30 milhões.

“A gente vai trabalhar com formação e produção de material para os alunos da rede municipal. O Estado vai investir nos municípios para melhorar a proficiência em matemática”, detalha o secretário Hélio Daher, titular da SED (Secretaria Estadual de Educação).

Segundo ele, o programa ainda não tem um valor de investimento definido porque depende do cálculo de bolsa, repasse e produção de material, no entanto, há uma estimativa. “Hoje o MS Alfabetiza supera R$ 30 milhões, então vai ser um programa com valor semelhante”, completa Daher.

Como vai funcionar

O secretário explica que os municípios irão aderir ao projeto e o Estado assumirá a formação dos professores, a produção dos materiais adicionais e ainda pagará a bolsa para os professores e para os formadores, “para que eles tenham incentivo e trabalhem com a matemática mais a fundo”, define.

Já os alunos terão acesso às aulas dentro de sua grade habitual de matérias.