Na manhã desta quarta-feira (27), a reportagem do Jornal Midiamax esteve no bairro Parque Novo Século, onde moradores convivem, há mais de 10 anos, com um lixão a céu aberto, em um terreno na Travessa Petronília Inácio Pereira.

E, para eles, que já não aguentam mais essa realidade, a revolta é saber que a pouco mais de 4 km dali existe um Ecoponto da Prefeitura, local que deveria ser o destino de pneus, garrafas, sofás e roupas jogadas aos quilos no terreno.

Na região, o Ecoponto mais próximo é o das Moreninhas. A entrega de materiais é voluntária e gratuita. Lá são recebidos resíduos recicláveis (metal, plástico, vidro, papel e papelão), resíduos gerados em construções, demolições e pequenas reformas em prédios ou residências, além de volumosos (mobílias, sucatas e madeiras) e resíduos provenientes de poda de árvores/galhadas. O limite de descarte é de um metro cúbico por usuário do sistema.

O horário de funcionamento é de segunda a sábado das 8 às 18 horas e acessível gratuitamente a qualquer cidadão, que poderá fazer o descarte em contêineres específicos e sinalizados para cada tipo de resíduo.

Coleta de animais

Outro problema, segundo os moradores, é o descarte frequente de animais mortos em meio aos entulhos. Muitas pessoas não sabem, mas a Solurb também realiza este tipo de coleta, como forma de evitar a disseminação de pragas e doenças.

O serviço de coleta é oferecido para todos os campo-grandenses. Basta solicitar o serviço de coleta quando encontrar um animal morto em vias públicas ou na eventualidade da morte de seu pet.

A coleta é exclusiva para animais de pequeno porte e não atende pet shops e clínicas veterinárias. É só entrar em contato pelo telefone 0800-647-1005 ou WhatsApp (67) 99647-1005.

Lembrando que se desfazer animais mortos em terrenos impróprios, e até mesmo nas ruas da cidade, é crime ambiental (Artigo 54 – Lei 9605/98) e pode causar danos à saúde de outros animais, dos familiares e também ao meio ambiente.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.