ALERTA: Mato Grosso do Sul está em área de perigo por baixa umidade do ar e onda de calor

Não há previsão de chuva para o Estado nos próximos dias

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Céu de Campo Grande hoje (Ana Laura Menegat, Midiamax).

Mato Grosso do Sul está sob dois alertas climatológicos nesta quinta-feira (13). O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) publicou novo aviso no final da manhã alertando para a baixa umidade relativa do ar. Além disso, há aviso alertando sobre a onda de calor.

O aviso de baixa umidade encerra ainda nesta quinta-feira, às 19h, e chama a atenção da população para os riscos da “secura” entre 20% e 30%. Lembrando que não há previsão de chuva para o Estado nos próximos dias.

A baixa umidade também eleva o risco de incêndios em áreas de mata, principalmente ao estar associado a altas temperaturas. Mato Grosso do Sul já estava sob aviso de onda de calor, de cor amarela, representando perigo potencial. 

Mato Grosso do Sul sob alertas de onda de calor e baixa umidade (Reprodução Inmet).

No entanto, agora o aviso “subiu de nível”, classificando – em cor laranja – o calorão como risco à saúde. O alerta é emitido quando as temperaturas ficam 5°C acima da média por período de 3 até 5 dias.  O aviso deve se estender até às 23h59 desta sexta-feira (14).

Clima de deserto 

Em Porto Murtinho, a 438 km de Campo Grande, foi registrada a terceira menor umidade relativa do ar do Brasil nesta quarta-feira (12).

Conforme o Inmet, a cidade sul-mato-grossense marcou 15% de umidade do ar, ficando atrás apenas de Barretos (SP) com 14% e de João Pinheiro (MG) com 15%. Amambai, município a 351 de Campo Grande, ficou na décima colocação, com 20%.

O ideal previsto pela OMS (Organização Mundial de Saúde) é uma umidade relativa do ar a partir de 60%.

Hidrate-se

Durante esse período, os moradores devem se atender a alguns cuidados para amenizar o impacto da condição meteorológica, sendo:

  • Beba bastante líquido.
  • Evite desgaste físico nas horas mais secas.
  • Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.
  • Em casos de mais informações, a Defesa Civil está disponível no telefone 199 e ao Corpo de Bombeiros no 193.

Conteúdos relacionados

Empregos
Hospital alagado