Emissões oficiais da Nova CIN (Carteira de Identidade Nacional) em completam um mês neste domingo (11). Assim, quem conseguiu agendar a emissão e compareceu ao posto de identificação na data escolhida pode já estar com o documento funcional – pelo menos no aplicativo, mesmo que ainda não tenha recebido a versão física.

Conforme a (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), o prazo de emissão do documento físico é de 30 dias. Contudo, como a nova CIN também é digital, é possível que todos os dados e até mesmo o espelho do documento estejam disponíveis no aplicativo oficial, o gov.br. Uma simulação feita pela reportagem comprovou a disponibilidade de CIN solicitada no dia 15 de janeiro no Estado.

Para conferir, o usuário precisa fazer o download do app, gratuitamente, no Smartphone e fazer o login com as credenciais. Clique AQUI para criar uma conta, caso não a tenha.

Na aba de serviços, há a opção “Carteira de Documentos”. É lá que você precisará clicar. Nesta seção, há uma lista com todos os documentos e certificados digitais, tais como CNH, CPF e Carteira de Reservista, por exemplo. Se as informações da Nova CIN já estiverem validadas, o documento aparecerá normalmente entre as opções.

Nova CIN Digital
(Henrique Arakaki, Midiamax)

Vale lembrar que a nova CIN permite a validação do documento pelas autoridades por um QR-Code.

Até o dia 5 de fevereiro, pouco menos de um mês do início das emissões, a Sejusp emitiu pelo menos 13.750 novas CIN. Ausência de documento ou irregularidade no CPF impediram emissão de 1.392 carteiras.

Nova CIN em MS

O documento reúne todos os dados do brasileiro em um só lugar, a partir de agora, integrados. A nova identidade segue padrões internacionais e possui o código MRZ, mesmo do passaporte, que permite a entrada em países do Mercosul com maior facilidade. Agora, o CPF é o número de identidade oficial.

A emissão da Nova CIN começou oficialmente em Mato Grosso do Sul em 11 de janeiro deste ano. Para tanto, é necessário agendar uma data no site da Sejusp (clique AQUI) e providenciar os documentos necessários. Não há cobrança pela emissão.

Também não é preciso ter pressa ou desespero, caso não consiga agendar para fazer a CIN. O vencimento do RG atual só ocorrerá em 2032. Até lá, efetuar a substituição pelo novo documento só é necessário em caso de vencimento, roubo ou extravio.

Conforme a lei federal, o novo prazo de validade será de cinco anos para crianças de 0 a 12 anos; e de 10 anos para pessoas de 12 a 59 anos. Para os idosos acima de 60 anos, a validade é indeterminada.

A Sejusp abrirá os agendamentos no fim de cada mês, com datas disponíveis para o mês seguinte. Além da digital, a Nova CIN terá versão impressa em papel-moeda em Mato Grosso do Sul.

Como tirar o novo RG?

  • Primeiro acesse o site da emissão na Sejusp. Basta clicar AQUI.
  • Depois, clique em 1ª via.
  • Escolha o endereço do posto de identificação mais perto de você – geralmente separado por municípios.
  • Escolha o dia e horário disponível que melhor se encaixe para você.
  • Por fim, preencha os campos com as informações pedidas e digite o código de segurança.
  • Uma confirmação de agendamento será enviada para o e-mail. No dia agendado, é preciso levar os documentos de CPF válido (confira a situação clicando AQUI) e certidão de nascimento ou casamento e divórcio. Outros documentos opcionais são: Certidão de Naturalização, NIS, PIS, PASEP, tipagem sanguínea e título de eleitor.

Outros documentos disponíveis no celular

Carteira Digital de Trânsito

Os condutores podem baixar a versão digital do CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo) e a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito. A plataforma reúne os principais serviços aos condutores, como infrações e multas. Clique AQUI.

E-Título

O e-Título é um aplicativo móvel para obtenção da via digital do título eleitoral. Permite o acesso rápido e fácil às informações da eleitora e do eleitor cadastradas na Justiça Eleitoral. Apresenta dados como: zona eleitoral, situação cadastral, além da certidão de quitação eleitoral e da certidão de crimes eleitorais. Clique AQUI.

Carteira de Trabalho

O aplicativo da Carteira de Trabalho Digital permite ter acesso aos registros trabalhistas, como contratos de trabalho, número do PIS e Pasep. A ferramenta é do Governo Federal, portanto, o usuário deve ter uma conta no gov.br. Clique AQUI.

Meu SUS Digital

O Meu SUS Digital (antigo Conecte SUS) é o aplicativo oficial do Ministério da Saúde, onde o usuário pode acessar seus dados no SUS (Sistema Único de Saúde), como exames, vacinas e dispensação de medicamentos. Para baixar, faça uma busca na loja online do seu celular com o nome do aplicativo, em seguida, faça o cadastro. O banco de dados também utiliza a plataforma gov.br. Clique AQUI.

(Foto de capa: Henrique Arakaki, Midiamax)