Mato Grosso do Sul tem 8.494 médicos para atender população de 2,8 milhões de habitantes, o que representa 3,02 médicos a cada 100 mil habitantes. Mas os dados do Demografia Médica CFM 2024 mostram que a situação piora muito no interior.

Conforme as informações do CFM (Conselho Federal de Medicina), a média de médicos por habitante no Estado é considerada boa, dentro da média nacional e maior que o dos vizinhos Mato Grosso e Goiás.

Porém, no recorte do interior a média cai para 1,93 médicos para cada 100 mil habitantes. São 3.655 médicos para atender à demanda de saúde de 1.895 milhão de pessoas distribuídas em 78 municípios. Isso porque do total de médicos no Estado, 4.839 estão em Campo Grande e 3.655 nos 78 municípios do interior.

Os dados dão para Campo Grande média de 5,28 médicos para cada 100 mil habitantes, considerando 4.839 profissionais para atender à demanda de 915 mil pessoas.

Evolução da população e de médicos (CFM)

Demografia médica evidencia desigualdades

Os dados da Demografia Médica CFM 2024 mostram que Mato Grosso do Sul chegou a maior média de médicos por habitantes desde 2010, porém, ficam evidentes as desigualdades no acesso à saúde em relação ao interior do Estado.

O próprio documento evidencia a profunda desigualdade na demografia médica. Conforme os dados, é notável que a concentração de médicos é significativamente maior em áreas que se destacam como grandes centros econômicos, aglomerações populacionais e locais onde se agrupam instituições de ensino superior e serviços de saúde, criando maior oferta de oportunidades aos profissionais.

Por outro lado, regiões menos desenvolvidas, especialmente aquelas que são mais pobres e
situadas no interior de estados, enfrentam desafios consideráveis para reter e atrair médicos. Conforme o CFM, houve dificuldade em fazer a análise detalhada por município, devido ao movimento pendular dos médicos, que frequentemente residem em cidades limítrofes às capitais.

Mato Grosso do Sul tem 1,5 leitos por mil habitantes

Mato Grosso do Sul tem 5.979 leitos hospitalares para internação de pacientes, dos quais 4.056 são leitos de atendimento público, via SUS. A média é de 1,5 leito hospitalar público a cada mil habitantes no Estado, enquanto o recomendado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) é de 3 a 5 leitos para cada mil habitantes.

Os dados do Ministério da Saúde revelam o motivo pelo qual hospitais com atendimento público em Mato Grosso do Sul vivem superlotados. O número de leitos disponíveis em hospitais que atendem SUS está muito aquém do necessário para atender os 2,8 milhões de habitantes.

O fechamento de leitos ao longo dos anos também agrava a situação. Para se ter ideia, em outubro de 2005 existiam 4.888 leitos SUS no Mato Grosso do Sul. Os dados do Ministério da Saúde mostram que em cinco anos foram fechados 1.160 leitos hospitalares, chegando a 3.728 leitos em 2010.

Entre 2010 e abril de 2023, foram abertos apenas 328 leitos hospitalares em Mato Grosso do Sul. Mas neste mesmo período o Estado ganhou mais de 390 mil habitantes, de acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).