Na primeira semana de março de 2024, a Unimed promove o I Encontro com Gestantes, uma ação gratuita e destinada a toda a comunidade gestante. Esta é a 79ª edição do evento e tem como tema o conhecimento e desmistificação.

“Podem participar a gestante e sua rede de apoio. A oportunidade é única, já que são discutidos temas esclarecedores, baseados em dúvidas e demandas que surgem entre as próprias gestantes”, explica a enfermeira e responsável pela Linha de Cuidado Gestante do Programa Viver Bem da cooperativa, Alessandra Silva. “Construímos um local de aprendizado, onde os participantes realizam trocas de suas experiências e, assim, quebra de alguns tabus que são implantados pela sociedade.”

Para a médica obstetra Rubia Borges Loureira, a importância dessa ação é promover o conhecimento para escolhas saudáveis, diminuindo a chance da gestante tomar decisão por medo, inverdade ou por escolhas alheias. “O público é formado, em sua maioria, por pais de primeira viagem, jovens, e com dúvidas, por exemplo, com a amamentação, privação do sono, falta de rede de apoio e o papel do pai”, explica. Para esta edição, a doutora abordará temas como a escolha da via de parto, a recepção do , a analgesia de parto e, ainda, a amamentação.

A pediatra Hemilene Lucas Mendes de Lima também faz a orientação dos grupos e, no Encontro com Gestante falará sobre os cuidados iniciais com o recém-nascido na maternidade, a desmistificação do choro do e esclarecimentos sobre os testes de triagem neotanal. “É uma fase de muita ansiedade e muitas informações, nem todas corretas. Por isso, nas palestras, procuro ensinar os pais e mães sobre o manejo do seu bebê, por meio de uma linguagem didática e de fácil compreensão, colocando exemplos do dia a dia com muita interação com o público”, conta a médica. 

Ela fala ainda que, nos primeiros meses, o grande desafio é saber se está sendo feita a “coisa” certa, já que o bebê não fala e os pais demonstram insegurança em entender algumas situações do dia-a-dia. “Procuramos mostrar as diferentes formas de agir, de acordo com cada fase de desenvolvimento do bebê e questões relacionadas aos cuidados de higiene e troca de fraldas, materiais que são necessários para evitar problemas como assadura, ressecamento da pele, infecção do coto umbilical, e os cuidados para a mãe, com explicação sobre possíveis problemas como fissuras mamárias  durante a amamentação, dor e angústia de não saber se o bebê está sendo nutrido adequadamente também, são todos discutidos e as experiências compartilhadas”, diz Hemilene.

As inscrições devem ser feitas pelo link unimed.me/051/encontro-gestantes1