O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) renovou e ampliou o alerta laranja de perigo para umidade baixa para Mato Grosso do Sul nesta sexta-feira (21). Segundo o aviso, a umidade relativa do ar varia entre 20% e 12%.

O instituto alerta para o risco de incêndios florestais e à saúde, provocando ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz. O alerta é vigente para o leste, centro-norte, pantanal e sudoeste de MS.

O Inmet recomenda que as pessoas bebam bastante água e evitem fazer atividades físicas. Além disso, não se deve expor ao sol durante as horas mais quentes do dia, das 10h às 16h. Hidratante e umidificador de ar também são recomendados.

Dicas para saúde

Segundo o clínico geral Dr. Renato Figueiredo, o que mais pode auxiliar a saúde nesse período começa pelo básico: tomar muita água. Uma atenção especial à hidratação é primordial em todas as épocas do ano, mas principalmente quando a umidade do ar está tão baixa.

“Nesse período, é comum sentir dificuldade respirar, sangrar um pouco o nariz. Para algumas pessoas esse tempo pode representar um risco à vida”, explica.

O médico explica que crianças e idosos devem receber atenção redobrada, contando com ajuda de pessoas próximas, por serem grupos que, muitas vezes, esquecem de pegar ou pedir água. Desse modo, é importante ofertar líquidos a tais pessoas, para que eles não deixem de se hidratar.

Os riscos variam muito e afetam as pessoas individualmente. Entretanto, Dr. Renato pontua que aqueles que já possuem quadros de doenças respiratórias, como bronquite, asma e doenças cardiovasculares, podem sofrer mais.

“Se não estiver nem hidratado, qualquer um pode sofrer diminuição na rentabilidade, memória fraca e cansaço, ou seja, hidratação é muito importante nesse momento”, recomenda.