Seguem até as 18 horas desta quarta-feira (31) as atividades previstas no ‘Dia D’ de Cadastro de Doadores de Medula, promovido pelo HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul). O objetivo é o cadastro de novos doadores.

A ação acontece na sala do Hemosul no HRMS, que está localizado na Av. Eng. Lutero Lopes, 36, no bairro Aero Rancho. Além do cadastro de doador de medula, os interessados podem realizar doação de sangue. Isso para que seja normalizado o estoque do Hemosul, fundamental para atender às demandas de transfusões e outros procedimentos médicos.

Segundo o Hemosul, o cadastramento voluntário de medula óssea é a única chance de vida de alguém que precisa de um transplante de medula e já tentou todas as demais alternativas.

No Brasil, a chance de encontrar um doador não aparentado é de 1 para cada 100 mil. Desta forma, quanto maior o número de indivíduos cadastrados no Redome (Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea), maior a probabilidade de encontrar um doador compatível.

Quem pode participar?

Pessoas entre 18 e 35 anos, que estejam com boa saúde, especialmente, que não tenham doença infecciosa ou incapacitante, não apresentem doença neoplásica (câncer), hematológica (do sangue) ou do sistema imunológico.

São retirados apenas 5ml de sangue, como um exame de laboratório, e o doador é cadastrado no Redome do Instituto Nacional do Câncer.

Os dados genéticos são cruzados com os dos pacientes que precisam da medula. Se houver compatibilidade genética através do exame HLA, a doação pode ser realizada. O transplante de medula óssea é a única esperança de cura para milhares de portadores de leucemia e algumas outras doenças do sangue.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.