A Igreja São Benedito, localizada na Comunidade Tia Eva, em Campo Grande, precisou ser interditada pela Defesa Civil devido ao risco de desabamento. Em 2021, o governo do Estado anunciou a restauração da igreja; no entanto, após três anos, o local histórico permanece abandonado pelo poder público.

Ronaldo Jeferson da Silva, presidente da Associação dos Descendentes de Tia Eva, explica que desde o anúncio do projeto, a comunidade havia sinalizado, por meio de laudo emitido por arquitetos, a possibilidade de queda devido aos problemas estruturais.

“Há quase três anos, após o término do projeto, os arquitetos já haviam alertado sobre o risco de desabamento do telhado. Agora, com a situação se agravando, pedimos uma nova avaliação que resultou na interdição”.

O fechamento ocorreu às vésperas da festa de 105 anos do padroeiro que dá nome à capela, prevista para 10 de maio. “A comunidade fica triste com a situação. Mas pela segurança principalmente dos moradores é o melhor a se fazer no momento”, lamenta Jeferson.

A festa inicia com uma missa de abertura às 19h e contará com show de pagode com Daran Junior às 22h. Além disso, a festa conta com novena, torneio de futebol, fogueira, hasteamento de bandeira e procissão.

Projeto previa reforma de R$ 450 mil

Projeto de revitalização
Projeto de revitalização (Divulgação)

Em julho de 2021, o Governo de Mato Grosso do Sul, por meio do programa Retomada MS, anunciou um projeto com o intuito de reformar a Igreja da Comunidade Tia Eva e requalificar seu entorno.

Na ocasião, o governo estadual afirmou que a escolha da Igreja de São Benedito para receber o projeto de restauração se deu pela sua relevância cultural, evidenciada pelos tombamentos estadual e municipal, bem como pelo seu atual estado de conservação.

“A reforma visa garantir da permanência dos espaços necessários para as manifestações das tradições afro-brasileiras em Mato Grosso do Sul. Além dos ritos de fé que envolvem a centenária Festa de São Benedito”.

O projeto incluía a construção de um novo altar para abrigar a estatueta em madeira de São Benedito, trazida de Goiás por Tia Eva em 1905.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.