Desde o ano passado, o CEM (Centro de Especialidades Médicas) de Campo Grande não fornece alimentação enteral para o pequeno Edson Carlos da Silva Filho, 9 anos. Acamado devido à Síndrome de Ohtahara, a criança depende da alimentação especial para sobreviver.

Em dezembro de 2023, o Jornal Midiamax noticiou que a criança estava sem receber a alimentação há dois meses. De lá para cá, várias mães na mesma situação chegaram a protestar em frente à prefeitura sobre o atraso no fornecimento de itens pelo CEM de Campo Grande.

Nos últimos meses, a família conseguiu doações para manter a alimentação de Edson. Ele se alimenta da fórmula infantil enteral Frebini 1.5 ou Isosource 1.5. A mãe, Jucelia Alencar Rochete, 41, tem outros dois filhos e não consegue trabalhar fora devido aos cuidados diários e intensivos com Edson.

“Custa R$ 810 a caixa com 12 litros de alimentação suficiente para 15 dias apenas”, conta ela, que pede ajuda. Quem puder ajudar pode fazer doações via Pix 045.721.551.86 ou entrar em contato com a família no 067 98118-3749.

O que diz a prefeitura

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde esclarece que dietas, fraldas e medicamentos especiais são fornecidos somente com decisão judicial, uma vez que estes itens não são adquiridos regularmente pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Desta forma, o município não consegue realizar a compra programada, o que, por sua vez, gera uma maior morosidade.

“Todos os processos para aquisição destes itens são individualizados e, na maioria das vezes, as decisões são compartilhadas, sendo o fornecimento de responsabilidade parcial do município ou do Estado por um determinado prazo pré-estabelecido. É importante esclarecer que todos os processos para compra de itens em falta estão em andamento e a expectativa é de que o fornecimento seja regularizado o mais breve possível”.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.