Com o aumento nos casos de dengue em Mato Grosso do Sul, equipes da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) circulam com serviço de UBV (borrifação ultra baixo volume), popularmente conhecido como fumacê, em cinco bairros de Campo Grande nesta sexta-feira (5).

A ação visa conter a proliferação do mosquito Aedes aegypti que também transmite a zika e chikungunya. Conforme a CCEV (Coordenadoria de Controle de Endemias Vetoriais), das 16h às 22h, equipes intensificam a desinfecção nos bairros: Jardim Los Angeles, Parati, Alves Pereira, Lageado e Nova Campo Grande.

Para garantir a eficácia do inseticida, é necessário manter as portas e janelas abertas, assim o veneno consegue atingir locais onde há maior probabilidade de mosquitos.

O fumacê atinge os mosquitos adultos, preferencialmente as fêmeas, maiores transmissoras das doenças. Contudo, há probabilidade de que outras espécies sejam atingidas, por isso, é necessária uma aplicação criteriosa do veneno.

Em caso de chuvas, ventos ou neblina, a Sesau pode adiar ou cancelar os serviços, uma vez que atividades meteorológicas prejudicam a aplicação do veneno.

Cronograma do fumacê

  • Los Angeles – R. Francisco Espinosa, com R. Lauro Muller
  • Parati – R. Alceu Amoroso Lima, com R. Avelino dos Réis
  • Alves Pereira – 456 R. Conde do Pinhal, com R. Me Estanislau Pannatier
  • Lageado – R. Orlando Lopes, com R. Sebastião Ferreira
  • Nova Campo Grande – R. Vinte e Dois, com Av. Oito

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.