Depois de uma semana de onda de calor, uma frente fria deve aliviar a sensação de calorão em Mato Grosso do Sul. A proximidade do outono, que começa oficialmente na quarta-feira (20), traz redução das altas temperaturas e possibilidade de temporais.

De acordo com previsão do Cemtec/MS (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), o tempo deve mudar na quinta-feira (21), devido ao avanço de uma frente fria. Não deve ficar frio, apenas menos quente, com redução das temperaturas máximas.

São esperadas chuvas de intensidade fraca a moderada e, localmente, chuvas mais intensas e tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento. Essas instabilidades atmosféricas ocorrem devido ao intenso transporte de calor e umidade, aliado ao avanço de um cavado que antecede a chegada da frente fria. Além disso, o avanço da frente fria e atuação de um sistema de baixa pressão atmosférica favorece a formação de nuvens e chuvas no Estado.

Em Campo Grande, são esperadas mínimas entre 23°C e máximas de até 33°C. Para as regiões norte e bolsão esperam-se mínimas entre 24-26°C e máximas de até 36°C. Para as regiões sudoeste e pantaneira, as mínimas estarão altas, entre 27-29°C e máximas de até 37-39°C, principalmente na região de Porto Murtinho.

O que esperar do outono

Marcado por temperaturas amenas, a chegada do Outono será de seca e altas temperaturas em Mato Grosso do Sul. Nos primeiros dias da estação, que inicia nesta quarta-feira (20), às 00h06 (horário de Brasília), parte do Estado sentirá temperaturas máximas elevadas como se a atmosfera formasse ‘bolhas de calor’ pelo centro-sul do Brasil, o que deve seguir até abril.

O prognóstico da estação indica que em 2024 o frio das manhãs e as massas de ar polar da estação devem demorar um pouco para chegar e a influência do El Niño manterá atmosfera aquecida. O calor e a umidade continuam com as máximas acima dos 30 graus e umidade relativa acima de 65%.