Depois de um janeiro interminável, fevereiro começou como um dia típico em Mato Grosso do Sul. Amanheceu fresco, ficou calor, teve pancadas de chuva, mas o que diz a previsão do tempo para o segundo mês do ano?

O primeiro dia do mês foi típico de verão, com calor e pancadas de chuvas isoladas em Campo Grande. Há registro de chuva forte na região da Avenida Duque de Caxias, inclusive com alagamentos, enquanto em outras partes da cidade não choveu.

Previsão do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) prevê que as chuvas devem ficar dentro da média em toda a região central de Mato Grosso do Sul. Mas nos municípios localizados nos extremos do Estado, deve chover menos que a média.

Já o calorão continua, com temperaturas acima da média em uma faixa horizontal de municípios, que vai de leste a oeste. O extremo oeste de Mato Grosso do Sul, onde está localizado o município de Porto Murtinho, deve ter calor bem acima da média, devido à influência do Paraguai.

Chuvas voltam em fevereiro

A partir de 1º de fevereiro, quinta-feira, está previsto aumento na nebulosidade, podendo ocorrer chuvas mais intensas e instabilidade atmosférica, devido ao deslocamento de cavados em médios e altos níveis da atmosfera e atuação de áreas de baixa pressão atmosférica.

Dessa forma, segundo Cemtec/MS, entre os dias 28 de janeiro e 5 de fevereiro são esperados acumulados de chuvas de até 40 mm, com destaque para as regiões norte e nordeste do Estado. Já entre os dias 5 e 13 de fevereiro, são previstos acumulados de chuva de até 175mm.

Foto: Ana Laura Menegat, Jornal Midiamax.