Muitas pessoas não sabem, mas, no Brasil, Quinta-Feira Santa não é feriado, mas muitas empresas, principalmente órgãos públicos, decretam ponto facultativo. Por isso, o Jornal Midiamax separou o expediente das principais atividades que abrem e fecham nesta quinta (28).

Repartições Públicas

A Prefeitura de Campo Grande decretou ponto facultativo, por isso, não haverá expediente. As repartições públicas retornam na segunda-feira (1), nos horários normais de atendimento.

No Governo do Estado também será ponto facultativo. As datas estabelecidas em decreto federal ou municipal, não se aplicam aos órgãos e às entidades da Administração Direta e Indireta do Poder Executivo Estadual. Os atendimentos voltam normalmente na segunda.

Unidades de Saúde

O expediente segue normal nos CRSs (Centros Regionais de Saúde) e UPAs (Unidades de Pronto Atendimento). A Capital possui quatro CRSs, nos bairros Coophavila II, Aero Rancho, Tiradentes, Nova Bahia e seis UPAs, nos bairros Leblon, Coronel Antonino, Moreninha II, Universitário, Vila Almeida e Santa Mônica.

Coleta

As coletas de lixo domiciliar e serviços de limpeza também seguirão normalmente.

Detran-MS

As agências do Detran-MS (Departamento de Trânsito de Mato Grosso do Sul) seguem o decreto estadual.

Shoppings

No Shopping Campo Grande, o atendimento na quinta-feira (28), sábado (30) e domingo (31), segue normalmente. Na sexta-feira (29), o Shopping estará com estrutura disponível para as lojas operarem. O funcionamento das lojas está a critério dos lojistas, seguindo acordo com o sindicato correspondente.

No Pátio Central Shopping o funcionamento permanecerá o mesmo na quinta-feira (28), das 8h às 20h. Já na sexta-feira (29), os atendimentos estão suspensos. Sábado, os atendimentos retornam em horário normal, das 8h às 20h.

No Shopping Norte Sul Plaza, os atendimentos seguem normalmente na quinta-feira, das 10h às 22h. Na Sexta-Feira Santa, os atendimentos acontecem das 11h às 21h na praça de alimentação, lazer e algumas lojas. No sábado, o funcionamento é normal. No domingo, as lojas funcionam do meio-dia às 20h e a praça de alimentação, das 11h às 21h.

No Bosque dos Ipês os atendimentos de quinta seguem na normalidade. Na sexta, os restaurantes da praça de alimentação, lazer e entretenimento funcionam das 10h às 22h. Lojas varejo, academia, Fácil, Detran e Lotérica não possuem autorização para abrir, conforme Convenção Coletiva. No sábado e domingo, o Shopping volta ao funcionamento.

Correios

Nas agências dos Correios, os atendimentos seguem normais até quinta. Na sexta, não haverá atendimento. Entretanto, estarão disponíveis os canais de atendimento por meio da Atendente Virtual dos Correios.

No sábado (30), haverá o funcionamento das agências que atendem normalmente aos sábados, no qual também serão realizadas atividades de entrega.

Endereços e horários de funcionamento das agências podem ser consultados no site.

Camelódromo

Na quinta o Camelódromo de Campo Grande funciona normalmente. Na sexta, os atendimentos estão suspensos. O funcionamento retoma no sábado, a partir das 8h.

Delegacias

As delegacias que atendem plantão irão funcionar normalmente.

  • Depac Centro

Padre João Crippa, 1581 – Centro (3312-5700)

  • Depac Cepol

Rua Soldado-Policia Militar Reinaldo de Andrade, 167 – Tiradentes (3318-9000)

  • Delegacia da Mulher (Casa de Mulher Brasileira)

Rua Brasília, Lote A, Quadra 2, s/n – Jardim Imá (3304-7575)

Bancos

Segundo a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), não haverá atendimento presencial na Sexta-Feira Santa. O mesmo vale para as compensações bancárias, incluindo a TED. Somente o Pix, que funciona 24 horas todos os dias e feriados, poderá ser feito normalmente.

A entidade destaca que as contas de consumo, como água e energia, os carnês com vencimento no dia 29 vão poder ser pagos, sem acréscimo, na próxima segunda-feira (1). A Febraban também lembra que os canais digitais dos bancos permanecerão disponíveis durante o feriado.

Bares e Restaurantes

Segundo a ABRASEL (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), os bares e restaurantes podem abrir normalmente na quinta e na sexta, por decisão individual do empresário.

Hemosul

Na quinta, o Hemosul funcionará até às 11h. Na sexta, o hemocentro não abrirá. No sábado os atendimentos retomam, das 7h às 12h.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.