Após uma longa espera, candidatos tiveram acesso às notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2023. Dos 3,9 milhões de candidatos que participaram do processo seletivo, 60 obtiveram nota mil na redação, mas nenhuma foi registrada em Mato Grosso do Sul, onde 33,4 mil estudantes participaram do Exame.

Entre os estados que obtiveram nota mil, e lideram a lista com sete casos em cada região. Na sequência aparecem o Piauí, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul, com seis cada e Goias, Bahia e Ceará, com quatro redações nota mil em casa estado. Quatro candidatos eram de escolas públicas.

Redações nota mil
Redações nota mil (Divulgação, Inep)

Os números representam uma alta expressiva se comparado a 2022, quando foram 18 redações com nota máxima em todo o país. Em 2023, o tema da redação foi: “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”.

Adesão ao Enem ainda é desafio ao Inep

Vestibular UFMS
Vestibular 2024 (Divulgação, UFMS)

Em transmissão ao vivo realizada pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) na manhã desta terça-feira (16), o Ministro da Educação, Camilo Santana, detalhou os resultados obtidos no exame e metas para ampliar a adesão dos estudantes em 2024.

“Tivemos um aumento na participação de estudantes concluintes no Enem 2023, mas os números ainda são baixos, comparado ao potencial que temos no país”, disse.

Dentre 1.792 mil estudantes de escolas públicas que concluíram o ensino médio 2023, somente 1.181 mil se inscreveram no Enem, o que corresponde a 47% dos estudantes do Brasil.

Durante a live, o ministro também comentou sobre o pagamento de incentivo aos estudantes de baixa renda do ensino médio a partir de março.

“Hoje o presidente irá sancionar a lei que garante a poupança dos estudantes, isso será uma forma de estimular os jovens que irão receber esse auxílio financeiro durante três ano e no último ano irá receber esse valor”, destaca o ministro.

O Inep também divulgou, máxima e a média por área de conhecimento. Os candidatos responderam a 180 perguntas nos dois dias de prova. Em linguagens, códigos e suas tecnologias, por exemplo, a nota mínima foi 287 e a máxima, 820,8.

Como consultar o resultado?

Para consultar o resultado e as notas do Enem 2023, o candidato deverá acessar a Página do Participante e fazer login na conta Gov.br. Caso não lembre a senha cadastrada, é possível recuperá-la.

Basta acessar a página acesso.gov.br, digitar o CPF e clicar em “Avançar”. Em seguida, é necessário entrar em “Esqueci minha senha”, selecionar uma da forma de recuperação, preencher os campos e colocar a nova senha.

Assim, o candidato deverá acompanhar pela Página do Participante o momento em que as notas foram divulgadas. É possível que o site apresente instabilidade logo nas primeiras horas do dia por conta do número alto de acessos.

enem
Página do Participante (Reprodução)

Redação

O espelho com a avaliação das redações será disponibilizado em 90 dias, após a divulgação dos resultados. O MEC reitera que os textos são avaliados segundo as cinco competências apresentadas na matriz de referência; e que a nota pode chegar a 1000 pontos, mas que há fatores que podem resultar em nota zero.

Entre esses fatores estão fuga ao tema, extensão total de até sete linhas, trecho deliberadamente desconectado do tema proposto, não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa e desrespeito à seriedade do exame.

Enem 2023

Além de avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica, o Enem é a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) e de iniciativas como o (Programa Universidade para Todos).

Os resultados também são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o (Fundo de Financiamento Estudantil).