O projeto Navio (Navegação Ampliada para a Vigilância Intensiva e Otimizada) começa nesta segunda-feira (12) aos atendimentos de famílias ribeirinhas, de a Cáceres, no Mato Grosso, pelo Rio Paraguai.

A fase conta com apoio dos navios de Assistência Hospitalar ‘Tenente Maximiano', de Apoio Logístico Fluvial ‘Potengi' e o de Transporte Fluvial ‘Paraguassu', que saem de Mato Grosso do Sul ao norte do estado vizinhos, somando efetivo das secretarias de saúde.

No Estado, estão previstos mil atendimentos, entre médico, odontológico, distribuição de medicamentos, vacinação e trabalho de educação em saúde, além da distribuição de 200 filtros de barro doados para a melhoria da qualidade da água desses ribeirinhos, uma parceria entre a SES-MS e Sistema OCB/MS (Organização das Cooperativas Brasileiras no MS).

“Em parceria com a Organização das Cooperativas do Brasil, em uma ação de ESG, estamos distribuindo 200 filtros de barro, pois já na primeira viagem do navio identificamos que ao oferecer uma simples solução como um filtro de barro poderemos cercear a evolução de doenças parasitárias por falta de água potável adequada. Desta forma, vimos com muita satisfação os primeiros resultados e continuaremos investindo para aperfeiçoar este projeto, trazendo soluções em saúde para nossas populações ribeirinhas”, disse o secretário de Estado de Saúde, Dr. Maurício Simões.

(Rodson Lima, Comunicação da SES)

“Nessa viagem temos novidade, vamos começar a fazer coleta de material de animais, estávamos coletando apenas fezes do ambiente e agora vamos coletar outros tipos de amostras de aves domésticas e de equídeos, trabalhando desta forma, a busca de patógenos nestas espécies”, explica a coordenadora de Saúde Única da SES, Danila Frias.

Segundo o Comandante do 6º Distrito Naval, Vice-Almirante Iunis Távora Said, o trabalho une serviços com órgãos e instituições, a fim de melhorar a prestação de serviços públicos à sociedade, é uma das principais missões da do Brasil. “Não importa a região, o nosso trabalho será, hoje e sempre, defender as riquezas nacionais e proteger a nossa gente. Aqui na Oeste, na vertente de proteger a nossa gente, a Marinha dedica-se, em especial, à população ribeirinha, por serem aqueles que dependem, para sua subsistência, de nossos rios e mares”.

O retorno das embarcações ao município de Ladário está previsto para o dia 14 de março. Durante a primeira fase do projeto, realizada no tramo sul, foram prestados cerca de 500 atendimentos e odontológicos, incluindo exames, vacinação e a distribuição de medicamentos.