O esperado para Mato Grosso do Sul dura poucas horas, com o amanhecer gelado e o calor gradativo ao longo do dia. A previsão do tempo é de céu limpo e ensolarado na sexta-feira (19). Essa condição favorece o conhecido “efeito cebola”, quando a pessoa se agasalha bem durante a manhã e vai retirando as peças conforme o aumento da temperatura.

Conforme o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do ), a atuação de um sistema de alta pressão atmosférica favorecerá o tempo seco e a pouca nebulosidade em grande parte das regiões do Estado. Também são esperadas rajadas de vento com velocidades entre 40 km/h e 60 km/h, podendo ocorrer rajadas mais intensas em alguns momentos.

Para o sul e sudeste, as temperaturas mínimas devem variar entre 13°C e 17°C, e em pontos isolados da região sul, é possível que as mínimas fiquem ainda mais baixas do que 13°C. Já as máximas podem atingir valores entre 28°C e 30°C.

Nas regiões sudoeste e pantaneira, as mínimas esperadas ficam entre 19°C e 24°C, com máximas podendo alcançar até 35°C. Na região sudoeste, é importante destacar que as mínimas podem ser um pouco mais amenas, variando entre 15°C e 20°C.

Ainda conforme o monitoramento, para as regiões norte e Bolsão, as temperaturas mínimas esperadas estão entre 18°C e 21°C, enquanto as máximas podem chegar até 34°C. Na capital , os termômetros devem marcar mínima de 17°C e de 31°C durante esta sexta-feira, ou seja, uma amplitude térmica de 14°C no mesmo dia.