Dia Municipal da Mulher Indígena é celebrado com representatividade em Campo Grande

Foi instituído em 23 de outubro de 2023, em Campo Grande, o Dia Municipal da Mulher Indígena

Layane Costa, Clayton Neves – 05/09/2024 – 12:32

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Dia Municipal da Mulher Indígena (Foto: Alicce Rodrigues, Midiamax)

Nesta quinta-feira, 5 de setembro, é celebrado o Dia Internacional da Mulher Indígena, contudo em Campo Grande é comemorado o Dia Municipal. A data foi comemorada com diversas celebrações e representatividades na Feira Indígena, próximo ao Mercadão Municipal.

Foi instituído em 23 de outubro de 2023, em Campo Grande, o Dia Municipal da Mulher Indígena, denominado como “Kaguateca”, a ser comemorado, anualmente, no dia 5 de setembro.

A terena Evania Alfredo, de 68 anos, esteve presente na celebração, ao lado da sua neta, Stefanie Alfredo, de 4 anos. Evania incentiva a neta a dar continuidade na cultura indígena.

“Eu passo para ela que sou uma indígena terena, de Aquidauana, falo sobre a nossa mãe materna, sobre a nossa língua materna, nossa tradição e cultura. Espero para o futuro que minha neta alcance os sonhos e realize os seus objetivos. Nós vamos envelhecendo e não temos mais força, por isso é importante incentivar os nossos netos a dar continuidade a nossa cultura no futuro que virá”, pontou.

Alinhada na luta indígena

A liderança indígena, Mirian Terena, celebrou a data, ao lado da advogada e ativista dos povos indígenas Tatiana Ujacow, e destacou sobre a importância de ter parceiros na luta. “Para nós é muito importante ter aliados e parceiros como a Dr. Tatiana, que está com a gente há muitos anos. Além dela, temos vários parceiros que estão dispostos a nos apoiar na nossa luta da mulher indígena, nós queremos sair da invisibilidade”, ressaltou Mirian.

Contudo, a luta das mulheres indígenas é diária. “Não é fácil, primeiro porque somos mulheres, segundo porque somos indígenas, isso é um peso, mas para nós é uma honra ter atrás de nós, nossa língua materna, nossa música, dança, a cultura do nosso povo e lutamos para manter isso, junto com nossos amigos e aliados”, finalizou a líder indígena.

Tatiana e Mirian (Foto: Alicce Rodrigues)

Para a Tatiana Ujacow, o dia 5 de setembro, é um dia festivo, sendo uma honra lutar com os povos indígenas. “A fala da Mirian muito me emociona, porque tenho a honra de ter esse pertencimento com os povos indígenas. Um pertencimento de alma, coração e de ativismo há muitos anos”, comentou.

Tatiane destacou sobre Mato Grosso do Sul carregar a cultura indígena. “Hoje é um dia festivo, devemos toda cultura do nosso Estado à mãe indígena, ela trouxe o apego da família sul-mato-grossense com a família. A integração que temos com os nossos antepassados foi transmitida pelas mães indígenas, por esse matriarcado que existe na cultura. Ela é o grande repositório da cultura que é levada de geração a geração, dos princípios de história, do conhecimento, da força de trabalho intelectual”, pontuou.

O Dia Municipal da Mulher Indígena marca anos de luta

Dia Municipal da Mulher Indígena

No dia 23 de outubro foi instituído em Campo Grande o Dia Municipal da Mulher Indígena, denominada “Kaguateca”, a ser comemorado, anualmente, no dia 5 de setembro. O dia agora consta no Calendário Oficial de eventos do Município de Campo Grande.

O Dia Municipal da Mulher Indígena será destinado à realização de atividades que exaltem as contribuições à diversidade cultural e à harmonia social e ecológica da sociedade prestadas através da coletividade das mulheres indígenas das etnias com maior prevalência em Campo Grande.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Conteúdos relacionados