Demanda dobra e Sesau orienta que população busque USF antes de ir a unidades de urgência

Secretaria afirmou que, em pouco mais de um mês, números passaram de 2,5 a 3 mil atendimentos para 5 mil atendimentos por dia

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
(Foto: Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)

A UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Jardim Leblon, localizado na região sul de Campo Grande, registra nesta sexta-feira (20) mais um dia de lotação de pacientes à espera de atendimento.

Relato de uma paciente enviada ao Jornal Midiamax pelo canal Fala Povo, é de que “a UPA está lotada, várias pessoas idosas esperando por atendimento médico há mais de três horas, então muitas pessoas desistem da consulta e vão embora”, disse a paciente.

Com a situação recorrente, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) enviou uma nota – no último dia 12 – em que explica que a demanda de pacientes na UPA Leblon e as demais unidades de urgência e emergência (CRSs e UPAs) estão com aumento de demanda, tendo praticamente dobrado em pouco mais de um mês.

“A Sesau informa que todas as unidades de urgência e emergência (CRSs e UPAs) estão com aumento de demanda, antes de 19 de agosto de 2024, o atendimento/dia era de 2,5 a 3 mil atendimentos e agora estão na faixa de 5 mil atendimentos/dia”, disse em nota.

A orientação é que a população procure inicialmente as USF (Unidades de Saúde da Família) antes de se deslocarem para uma unidade de urgência e emergência.

Segundo informações da Secretaria, deveria haver na UPA Leblon na tarde desta sexta-feira, um total de 9 médicos plantonistas. Já no período noturno, devem ser seis médicos plantonistas para público adulto e cinco para público pediátrico.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O anonimato é garantido por lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.