Nesta segunda-feira (25), das 8 às 16 horas, a Carreta da Mamografia estará na rodoviária de Campo Grande para realizar exames em mulheres de 40 a 69 anos. A unidade móvel vai disponibilizar 50 mamografias de forma gratuita.

O projeto da carreta é criado pelo Hospital de Amor de Campo Grande com o objetivo de ampliar e facilitar o acesso das mulheres ao exame, considerado imprescindível para o diagnóstico precoce do câncer de mama.

Para a realização do procedimento, basta apresentar RG, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência. Os atendimentos acontecerão por ordem de chegada.

O resultado ficará pronto em aproximadamente 20 dias e será enviado pelos Correios ao endereço cadastrado. A rodoviária está localizada na avenida Gury Marques, 215 – Bairro Universitário.

Prevenção e diagnóstico precoce

A ação visa ampliar o acesso aos exames e proporcionar o diagnóstico precoce. A mamografia é recomendada para todas as mulheres de 40 a 69 anos e deve ser feita anualmente para prevenir o câncer de mama, segundo tipo de carcinoma mais incidente entre as brasileiras, atrás apenas do câncer de pele não melanoma.

Se identificado em estágios iniciais, o câncer de mama tem percentual de cura elevado, entre os sinais de alerta e sintomas suspeitos de câncer de mama estão:

  • Nódulo mamário em mulheres com mais de 30 anos, que persistem por mais de um ciclo menstrual.
  • Nódulo mamário de consistência endurecida, que pode aumentar de tamanho, em mulheres adultas de qualquer idade.
  • Saída de secreção sanguinolenta unilateral.
  • Presença de nódulos nas axilas.
  • Aumento progressivo do tamanho da mama, pele com aspecto de casca de laranja.
  • Mudança no formato do mamilo.