Consumidores devem movimentar R$ 356 milhões em MS no Dia das Crianças

A um mês para o Dia das Crianças, uma pesquisa de intenção de compras e comemorações aponta que, este ano, os consumidores investirão mais em comemorações do que em presentes para a criançada. A pesquisa foi realizada pelo Instituto de Pesquisa da Fecomércio MS em parceria com o Sebrae/MS. Com essa mudança, os dados apontam […]

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Movimento no centro (Ana Laura Menegat, Jornal Midiamax)

A um mês para o Dia das Crianças, uma pesquisa de intenção de compras e comemorações aponta que, este ano, os consumidores investirão mais em comemorações do que em presentes para a criançada. A pesquisa foi realizada pelo Instituto de Pesquisa da Fecomércio MS em parceria com o Sebrae/MS.

Com essa mudança, os dados apontam uma queda de 4% na movimentação econômica, ficando em R$ 356,98 milhões, com gasto médio de R$ 387,31. A movimentação total prevista é de R$ 356,98 milhões em 2024.

Conforme a pesquisa, o gasto médio com presentes será de R$ 203,44, frente a R$ 222,48 no ano de 2023 (-8,5%), enquanto o investimento médio em comemorações passou de R$ 167,92 a R$ 183,87 (+9,49%).

“Temos um percentual de 68,7% que informam que irão dar presentes na data e 54,6% que irão comemorar. Quando falamos em presentes, uma dica importante para o lojista é que a maioria dos compradores, 50%, vai prestigiar a escolha da criança, mas a qualidade (33%) e a vitrine (9%) também têm grande importância. Além disso, 70% vão pagar à vista e esperam descontos por isso”, lembra a economista do IPF-MS, Regiane Dedé de Oliveira.

Dos consumidores que afirmaram não investir em presentes em 2024, 21,6% apontam como motivo os fatores econômicos, como falta de dinheiro ou receio em gastar.

Consumidores investirão em comemorações

Já entre as pessoas que decidiram investir nas comemorações, 51,9% informaram que irão passar a data em família e preparar uma refeição; 17% pretendem fazer um passeio; e outros 11,5% informaram que irão a uma lanchonete ou sorveteria.

Conforme a pesquisa, 86% dos consumidores pretendem realizar compras presenciais, incluindo 17% que querem ir às lojas dos bairros. Conforme Paulo Maciel, analista-técnico do Sebrae MS, esta é uma excelente oportunidade para os pequenos negócios.

Para os empreendedores que pretendem aumentar faturamento e vendas neste período, a dica é oferecer descontos progressivos e ofertas-relâmpago; dispor de condições de pagamento flexíveis para acomodar diferentes perfis de clientes, já que 34% dos consumidores valorizam o parcelamento no cartão de crédito. Brinquedos, roupas e calçados são apontados como itens de preferência nas compras.

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