O ano só começa depois do Carnaval? A Quarta-feira de Cinzas marca o fim da folia e, apesar de não ser feriado, a festa altera o expediente de estabelecimentos. O Jornal Midiamax detalha o que abre ou fecha neste período em .

Ônibus

Considerando o ponto facultativo decretado pela prefeitura, a Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) informou que na quarta-feira, entre 4h30 às 9h59, as linhas vão operar com funcionamento especial, seguindo horários de período de férias, porém sem reforços e articulados, que serão inseridos a partir das 10h, quando o transporte público municipal retoma funcionamento normal.

Hemosul

O Hemosul Coordenador e de Corumbá retornam normalmente a partir das 13h, seguindo até às 17h. Na quinta-feira (15), o Hemosul da Santa Casa, HRMS, e voltam a funcionar das 7h às 12h. O município de Paranaíba abre no mesmo horário, porém, fecha às 11h.

Delegacias

Polícia Civil vai realizar a Operação Carnaval, intensificando as ações de combate ao crime na capital e no interior para que todos possam curtir a folia com segurança.

Por isso, funcionarão apenas a 1ª DEAM (Delegacia de Atendimento Especializado à Mulher), a 4ª Delegacia de Polícia de Campo Grande, localizada no bairro Moreninha II, a Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) do Cepol (Centro Especializado de Polícia Integrada) e a Depac Centro. Essas unidades estarão disponíveis para registro de ocorrências. As demais reabrem na próxima quinta-feira.

Repartições públicas

A Prefeitura de Campo Grande decretou ponto facultativo para o Carnaval de 2024 e não há expediente. As repartições públicas retornam às 13h na Quarta de Cinzas.

No Governo do Estado, publicação anual também estabelece a segunda e terça-feira como ponto facultativo. Na quarta-feira, o retorno está previso para as 13h.

Bancos

O calendário oficial da Febraban (Federação Brasileira de Bancos) insere ponto facultativo na semana do Carnaval. A decisão segue a Resolução nº 4.880, de 23 de dezembro de 2020, do Conselho Monetário Nacional, que não considera dias úteis para fins de operações bancárias sábados, domingos e feriados de âmbito nacional, incluindo a segunda e terça-feira de Carnaval.

Durante esse período, os clientes podem utilizar os canais virtuais para fazer transações bancárias. Na Quarta-feira de Cinzas, o início do expediente será às 12h, no horário local, com encerramento previsto no horário normal de fechamento das agências. Nas localidades em que as agências fecham normalmente antes das 15h, o início do expediente bancário será antecipado, de modo a garantir o mínimo de 3 horas de atendimento presencial ao público.

Unidades de saúde

As UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e CRSs (Centros Regionais de Saúde) funcionam normalmente por 24h; as Unidades Básicas vão funcionar em escala de plantão da vacinação. Confira a escala de plantão aqui.

Comércio

Conforme a Fecomércio/MS (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) e o Sindicato do Comércio Varejista de Campo Grande, o comércio irá funcionar normalmente. O Carnaval não é considerado feriado do calendário nacional, portanto, não há necessidade de pagamento de horas extras ou compensação de aos funcionários. Vale lembrar que o empresário tem liberdade de decidir sobre o funcionamento do estabelecimento.

Mercado

A AMAS (Associação Sul-Mato-Grossense de Supermercados) informou que as unidades têm liberdade de funcionar normalmente.

Shoppings

Bosque dos Ipês: irá funcionar normalmente e terá extensa programação infantil gratuita de 10 a 13 de fevereiro, além de pista de patinação no gelo, circo, piscina de bolinhas, passeio de trenzinho e muito mais. Venha curtir o Carnaval com a sua família no Bosque. Horário de funcionamento das lojas do shopping: 10h às 22h de segunda a sábado e 12h às 20h aos domingos. Praça de Alimentação aberta das 11h às 21h no domingo.

Pátio Central: vão começar às 8h e encerrar às 19h as atividades nas lojas e 20h a praça de alimentação. O horário segue o mesmo na terça-feira. Já na quarta-feira começa as atividades às 11h até 19h nas lojas e 20h na praça de alimentação.

O informou que as atividades seguem normalmente durante o Carnaval, das 10h às 22h.

Já o Shopping Norte Sul vai funcionar com horário especial de domingo. As lojas satélites abrem às 12h e encerram às 20h, as âncoras das 11h às 21h e a praça de alimentação e lazer das 11h às 21h.

Correios

As unidades e serviços dos Correios retornam às 8h.

Bares e restaurantes

A Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) pontua que a data não é feriado, portanto, os estabelecimentos podem abrir normalmente conforme o horário habitual de funcionamento.

TJMS

O (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) não tem expediente e retorna após as 12h de quarta-feira. O plantão judiciário funcionará normalmente para os casos considerados urgentes como: mandados de segurança, habeas corpus, requerimento de realização de corpo de delito, ação cautelar de busca e apreensão e aqueles que exijam providência imediata. Nessas ações, para serem iniciadas durante o período excepcional, o ato coator deve ter sido concretizado no período do plantão.

No portal www.tjms.jus.br/plantao.php, no ícone ‘Plantão', é possível encontrar os telefones de contato dos plantonistas.

Casa da Saúde

O órgão retorna com o atendimento normal às 13h.

*Foto: Alicce Rodrigues, Midiamax