Cometa do Século poderá ser visto a olho nu em MS durante o amanhecer de domingo
Já a maior aproximação ao Sol ocorrerá em 27 de setembro
Karina Campos –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O raríssimo C/2023 A3 (Tsuchinshan–ATLAS), conhecido como “Cometa do Século”, continua em passagem e visível a olho nu na Terra. Durante o amanhecer deste domingo (22), o espetáculo astronômico deve ter mais um marco pela aproximação ao Sol.
O astrônomo do Observatório Nacional, Dr. Filipe Monteiro, explica que a máxima aproximação do cometa com a Terra acontece no dia 13 de outubro, pois estará a uma distância de 0,472764 Unidades Astronômicas, ou 70.724.459 quilômetros.
“Desde agosto até a última semana de setembro, o cometa ficará ofuscado pelo brilho do Sol, pois está muito aparentemente muito próximo do Sol, dificultando a sua observação. A partir da última semana de setembro, por volta do dia 22, o cometa poderá ser visto no céu ao amanhecer. No entanto, ele voltará a ficar muito próximo do Sol entre os dias 7 e 11 de outubro. Em seguida, ele se afastará novamente e, a partir de então, o cometa poderá ser visto logo após o pôr do sol”.
Já o seu periélio, que é a maior aproximação ao Sol, ocorrerá em 27 de setembro de 2024, a uma distância de 0,391 UA. Vale lembrar que não é possível afirmar com precisão se o cometa poderá ser visto a olho nu. Afinal, a intensidade do brilho desses objetos podem ser imprevisíveis. Por isso, é possível que haja a necessidade de fazer uso de outros instrumentos, tais como binóculos e telescópios.
“Os observadores deverão olhar para o horizonte oeste, na mesma direção do pôr do sol, para ver o cometa. O cometa está visível um pouco antes do amanhecer no final de setembro e logo após o pôr do Sol, quando transitará pelas constelações de Virgem (em setembro), Serpente e Ofiúco (outubro). A maior dificuldade será encontrar um lugar com o horizonte oeste livre, visto que o cometa está muito baixo no céu, numa altura de até 30 graus”, destacou o astrônomo.
Cometa
O cometa C/2023 A3 foi descoberto em janeiro de 2023 pelo Observatório Chinês de Tsuchinshan e, posteriormente, confirmado pelo sistema ATLAS (Asteroid Terrestrial-impact Last Alert System) em fevereiro do mesmo ano. Sua órbita retrógrada e parabólica, que o faz se mover na direção oposta à maioria dos corpos celestes do sistema solar, o levará a uma distância mínima de 0,39 unidades astronômicas (UA) do Sol em 28 de setembro de 2024. Já a maior aproximação à Terra ocorrerá em 12 de outubro de 2024, a uma distância de 70,7 milhões de quilômetros.
Fumaça e chuva podem atrapalhar
Entretanto, as fumaças das queimadas que cobrem Mato Grosso do Sul podem atrapalhar a observação do fenômeno raro e especial. Todo o Estado permanece coberto da intensidade causada pelas queimadas.
O meteorologista do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), Vinicius Sperling, explica que não é possível estipular o dia para o fim da cortina de fumaça, pois, mesmo com as mudanças dos ventos, há um corredor de fumaça carregada de outras regiões, por exemplo, da Amazônia, do Paraguai e de estados vizinhos.
Já a partir de sábado (21), uma frente fria se aproxima, causando leve queda nas temperaturas e possibilidade de chuvas. Há um alerta de tempestade vigente para Mato Grosso do Sul. Conforme o Inmet, podem ocorrer tempestades em municípios da região sul e central do Estado.
Conforme o Cemtec, há probabilidade para ocorrência de chuva e tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento, principalmente na metade sul e na região oeste devido ao avanço de uma frente fria oceânica aliada ao deslocamento de cavados em vários níveis da atmosfera além do transporte de calor e umidade.
Notícias mais lidas agora
- Adolescente é encontrada em estado de choque após ser agredida com socos e mordidas e pais são presos
- Homem incendeia casa com duas crianças dentro por disputa de terreno em MS: ‘Vou matar vocês’
- Mais água? Inmet renova alerta para chuvas de 100 milímetros em Mato Grosso do Sul
- Convidado alterado perturba mulheres em festa de campanha da OAB-MS e caso vai parar na delegacia
Últimas Notícias
Homem foi morto esfaqueado por colega de trabalho em Taquarussu
Autor foi preso poucas horas depois e confessou o crime
Demarcação de terra indígena com Lula em MS fica para 1º semana de dezembro
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva poderá visitar MS pela terceira vez em um ano
Acusado de assassinar ‘colega’ em bar responderá em liberdade com serviços comunitários
Ambos estariam ingerindo bebidas alcoólicas e drogas no dia do crime
Governo e associação internacional firmam parceria para fomento de pesquisa no agronegócio
O programa amplifica o conhecimento e autoconhecimento através de uma experiência intensa e transformadora
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.