Em período de campanha salarial, servidores da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) fizeram um ato em frente à Reitoria nesta terça-feira (26), em . No último dia 22 deste mês, a Ifes (Instituições Federais de Ensino) do ANDES-SN (Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior) aprovou indicativo de greve dos docentes das universidades federais, institutos federais e cefets da base do Sindicato Nacional para 15 de abril. Novas negociações estão sendo feitas desta terça-feira (26) até o próximo dia 9 de abril.

De acordo com o ANDES-SN, ocorrerá outra reunião do Setor das Ifes no dia 10 de abril, com tempo de 72 horas para informar, governo e reitorias, sobre a deflagração de greve no dia 15 de abril.

“Essa reunião dos Setor nos anima muito porque traz, de maneira muito concreta, uma ânsia e uma construção desde as bases no sentido daquilo que precisamos avançar nas nossas lutas. Os relatos trazidos de 37 seções sindicais é de que nós tivemos assembleias, algumas massivas, com ampla participação de professoras e professores, muito superior às assembleias dos últimos períodos, e que trouxeram um debate político de muita qualidade sobre a conjuntura e sobre a necessidade de nós articularmos a luta no setor da Educação”, avaliou Helga Martins, 1ª vice-presidenta da Regional Planalto do ANDES-SN e da coordenação do Setor das Ifes.