A vacinação contra a dengue está parada em Campo Grande, isso porque o município aguarda a chegada de novas doses do imunizante Q-denga. A aplicação da vacina começou em fevereiro para público específico, de pessoas de 10 a 14 anos.

Conforme a Sesau (Secretaria de Saúde de Campo Grande), desde o início da campanha em fevereiro, foram aplicadas 12.644 doses da vacina. Como as doses tinham prazo de validade em 30 de abril, o Ministério da Saúde recomendou a ampliação do público para 8 a 16 anos, apenas para aquele período específico.

Com o fim das doses que venceriam em abril, Campo Grande agora aguarda a chegada de novas doses para continuar a campanha. “Há a previsão de que seja encaminhado um novo lote da vacina para iniciar a aplicação da segunda dose, e assim finalizar o esquema vacinal do público que já recebeu a primeira dose”.

O Ministério da Saúde foi questionado sobre o prazo para envio de novas doses do imunizante.

Duas doses da vacina

A imunização contra a dengue inclui esquema vacinal de duas doses, com intervalo de três meses da primeira para a segunda aplicação – e assim concluir o esquema vacinal. Quem tomou a primeira dose tem garantida a aplicação da segunda dose.

Segundo a Sesau, o município deve receber um novo lote de vacinas do Ministério da Saúde a partir do início do mês de maio, cumprindo assim o intervalo recomendado pelo fabricante.