Atualmente, 22 recém-nascidos estão consumindo o leite materno do estoque do Banco de Leite do Humap-UFMS (Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). Deste total, 16 bebês estão entre UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e UCIN (Unidade de Cuidados Intermediários Neonatais), 4 no CO (Centro Obstétrico) e mais no CTI (Centro de Terapia Intensiva) pediátrico.

Estes bebês consomem aproximadamente três litros por dia. Por isso, segundo administração do Hospital, o estoque atual deve durar apenas três dias.

Além dos recém-nascidos, o hospital está com sobrecarga de internações em uso de leite humano, usado como parte do tratamento clínico do bebê, e não apenas como alimento, por isso, faz tanta falta.

No Banco de Leite do Hospital, o leite é classificado de acordo com suas propriedades e o pediatra prescreve exatamente o tipo de leite que cada bebê necessita (hipercalórico, colostro, baixa acidez), ou seja, entra como uma espécie de “medicamento” para o tratamento do RN.

Como doar

As mães que quiserem doar podem ligar no telefone 3345-3027 ou 99633-2510 que uma equipe do Humap agenda a retirada. Também é possível comparecer no Banco de Leite e fazer a extração diretamente no local, procedimento que dura, em média, 15 minutos.

Tanto no Banco de Leite do Humap quanto na própria residência da doadora, uma equipe especializada oferece orientações sobre higiene, procedimentos para extração do leite e armazenamento do material recolhido.