Há quase 2 meses, crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos podem se imunizar contra a dengue em Mato Grosso do Sul. Mas até 31 de março, apenas 32,9 mil pessoas haviam aproveitado a oportunidade. O número representa 45% das 73,3 mil doses do imunizante recebidas.

Conforme dados da SES/MS (Secretaria de Estado de Saúde), dos 79 municípios, sete não haviam atualizado dados de imunização contra a dengue até 31 de março, portanto constam como zerados. Entre eles Dourados, município pioneiro na imunização contra a dengue devido a uma parceria com a fabricante Q-denga.

Campo Grande aparece com baixa adesão à vacina, tendo aplicado apenas 8,7 mil doses das 24,6 mil recebidas. Devido a isso, a Sesau informou que vai devolver 8 mil doses da vacina contra a dengue com data de vencimento para abril deste ano.

Antônio João, Água Clara e Nova Alvorada do Sul aparecem como os três municípios com menos de 10% das doses aplicadas. Maracaju, Aquidauana e Ribas do Rio Pardo também despontam com baixa adesão e apenas 10% das doses aplicadas.

Em contrapartida, Figueirão e Novo Horizonte do Sul aplicaram praticamente todas as doses recebidas e estão com índice de 40% do esquema vacinal completo. Caarapó, Vicentina, Tacuru, Aparecida do Taboado e Costa Rica também apresentam bons índices.

Campo Grande devolve doses

Em meio à baixa adesão do público-alvo, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) de Campo Grande confirmou a devolução de 8 mil doses da vacina contra a dengue. A medida segue a recomendação do Ministério da Saúde, que visa evitar a perda das doses que vencem neste mês de abril.

“Foi uma solicitação do Ministério da Saúde aos Estados que receberam a primeira remessa. Essas doses serão enviadas a outros estados e municípios que ainda não receberam a vacina”, esclareceu a Sesau.

O ciclo completo de imunização é atingido com as duas doses e a Qdenga apresentou, nos ensaios clínicos, ter eficácia geral de 80,2% contra a dengue causada por qualquer sorotipo após 12 meses da segunda dose. A vacina também reduziu as hospitalizações em 90%. Segundo o laboratório Takeda, a vacina garante imunização contra a dengue por até cinco anos.