Após o (Instituto Nacional de Meteorologia) emitir um alerta de chuvas intensas em Mato Grosso do Sul, o município de registrou, nesta quinta-feira (11), um acumulado de de 38 milímetros, no período de 12 horas. Valores foram divulgados pelo Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul).

No município de foi registrado um acumulado de 28,6 milímetros; em Dourados, de 22,8 milímetros; Rio Verde, de 21,4 milímetros; Água Clara, de 10,4 milímetros; Coxim, de 9,4 milímetros; e Sonora, de 7,2 milímetros.

O aviso do Inmet foi emitido na terça feira-feira (9), e renovado nesta quinta-feira (11), com alerta para chuvas de 20 a 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros ao dia, com rajadas de de 40 a 60 km/h.

Alerta de tempestade em 76 cidades de MS

Na manhã desta quinta-feira (11), o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) divulgou um novo alerta de tempestade válido para 76 cidades do Estado.

O alerta indica chuvas intensas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, rajadas de vento entre 40-60 km/h, com risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

A previsão do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) indica continuidade de sol com variação de nebulosidade e probabilidade para chuvas para essa quinta-feira.

“Essas instabilidades atmosféricas ocorrem devido ao intenso transporte de calor e umidade juntamente com a aproximação de uma frente fria”, explica a meteorologista e coordenadora do Cemtec, Valesca Fernandes.

Aliados a essas condições, o aquecimento diurno, o deslocamento de cavados e a atuação de uma área de baixa pressão atmosférica favorecem a formação de nuvens e chuvas no Estado.