Servidores da CCZ (Coordenadoria de Controle de Zoonoses) vão de casa em casa, no distrito de Anhanduí, imunizar cães e gatos com mais de três meses contra a raiva. Além disso, há um ponto fixo de atendimento na USF (Unidade de Saúde da Família) localizada na Rua Nuremberg, nº 1, para que a vacina antirrábica seja aplicada nos animais do distrito até esta terça-feira (7).

A ação faz parte da campanha anual de vacinação antirrábica, que teve início no mês de agosto do ano passado. Segundo a médica veterinária Maria Aparecida Conche Cunha, a vacinação dos animais é muito importante devido à presença do vírus da raiva em morcegos, que acidentalmente podem transmitir aos cães, gatos e ao homem.

“Estes animais são parte da fauna sinantrópica urbana e isso nos traz o alerta de que, embora esteja controlada nos nossos pets, esta doença permanece circulante em outros mamíferos e não pode ser negligenciada pelos tutores”, afirma.

Contagem da população de animais

De acordo com a veterinária, além da vacinação está sendo realizada contagem da população de cães e gatos em Campo Grande, incluindo seus distritos, para que seja realizada uma nova estimativa da quantidade de animais existentes no município. “Isso é fundamental para podermos definir estratégias e ações mais assertivas voltadas ao controle de zoonoses e populacional destes animais”, pontua.

Como vacinar

Caso o tutor não esteja em casa no momento em que a equipe estiver no bairro para a realização da imunização, será deixado um comunicado para que ele leve o animal a CCZ para a aplicação da vacina antirrábica. 

O índice de imóveis fechados é de aproximadamente 42%. A coordenadoria fica na Avenida Filinto Muller, 1601, Vila Ipiranga, e funciona também aos sábados, domingos e feriados. De segunda a sexta-feira, das 7h às 21h, aos sábados, domingos e feriados das 6h às 22h.