Campo Grande recebeu nesta semana sete das dez novas ambulâncias do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). O anúncio foi feito pela Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) na última sexta-feira (26).

O pregão do aluguel destas dez ambulâncias feito em 20 de maio, sendo assinado pela empresa venceradora no dia 8 de julho. O contrato de 12 meses entre a Sesau, o Fundo Municipal de Saúde e a Empresa A & G Serviços Médicos LTDA deve custar R$ 1.910.974,20.

A empresa tem 60 dias para realizar a entrega de todos os veículos, mas segundo a Sesau diante da prioridade apontada, as ambulâncias estão sendo entregues ainda este mês.

Ainda, a empresa que venceu a licitação ficará responsável pela manutenção dos veículos, mas os servidores continuam sendo do SAMU CG.

Frota sucateada

A falta de ambulâncias e longas demoras por resgate são um problema antigo em Campo Grande. O Jornal Midiamax já registrou diversas vezes que pacientes esperam por horas pelo socorro.

O serviço de urgência recebe em média 20 mil ligações e realiza 4 mil atendimentos por mês.

Com a falta de ambulâncias disponíveis, os pacientes precisam esperar, em média, 1 hora, por atendimento, sendo bem acima do ideal.