Campo Grande institui método de acompanhamento para mulheres com câncer de mama
Método prevê planejamento individualizado do tratamento para a vida cotidiana de cada paciente
Fábio Oruê –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Campo Grande sancionou nesta quinta-feira (28) o Programa de Navegação de Pacientes para Pessoas com Neoplasia Maligna de Mama, ou seja, câncer de mama. Decreto que institui o método foi publicado em edição extra do Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande).
O método tem objetivo de auxiliar mulheres com câncer de mama nas demandas e impedimentos da vida pessoal que possam prejudicar o tratamento. O decreto prevê diagnóstico facilidade em prazo inferior ao determinado por lei; mais celeridade no início do tratamento em centro especializado; a coordenação de assistência individual para cada paciente; reduzir as barreiras imposta cotidianamente aos pacientes e familiares em situação de vulnerabilidade, bem como reduzir custos; além de fornecer orientação individual, suporte, educação, coordenação de cuidados e assistência aos pacientes desde o diagnóstico e ao longo do tratamento.
Segundo a SBM (Sociedade Brasileira de Mastologia), a navegação de pacientes passou a ser aplicada como metodologia no Brasil somente na década de 2010. Nos Estados Unidos, foi colocada em prática nos anos 1980, a partir da iniciativa do médico Harold Freeman.
Ao tratar mulheres com câncer de mama no Centro Hospitalar do Harlem, em Nova York, o especialista realizou tratamentos idênticos, mas percebeu diferenças significativas nos índices de cura entre brancas e negras. As pacientes negras, constatou Freeman, não conseguiam se tratar da mesma forma que as brancas, pois precisavam vencer inúmeros desafios diários.
Receio de perder o emprego, cuidados com os filhos, falta de dinheiro para custear o transporte até o hospital, entre outros fatores, foram apontados como barreiras para realizar os procedimentos oncológicos.
Com o propósito de auxiliar as mulheres a superarem os entraves para o tratamento correto do câncer de mama, Freeman criou a ‘navegação de pacientes’. Em Campo Grande, o programa deve instruir servidores sobre a importância do planejamento e coordenação do tratamento.
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.
Notícias mais lidas agora
- Saiba o que muda com a isenção do pagamento do imposto de renda para quem ganha até R$ 5 mil
- Organização criminosa que importava clandestinamente eletrônicos do Paraguai e dos EUA é alvo da PF em MS
- VÍDEO: Casa de idosos pega fogo e mobiliza moradores em Camapuã
- Adolescente voltava da escola quando telhado de varanda desabou e o matou, segundo mãe
Últimas Notícias
Prefeitura de Campo Grande define valores do ISS para construção civil em 2025
Definição consta em edição extra do Diogrande
Recolhimento do ISSQN tem prazos definidos pela Prefeitura de Campo Grande
A definição foi feita por meio do Decreto n.º 16.093/2024, de 28 de novembro de 2024
Condenado: militar da reserva preso com mais de 500 kg de cocaína é solto com tornozeleira eletrônica
Ele foi preso em Sidrolândia, contudo, o destino do entorpecente seria a cidade de Campo Grande
Prefeitura de Campo Grande abre crédito suplementar de R$ 138 mil para a SISEP
Conforme o texto, o valor será compensado pela própria Secretaria
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.