Nesta quarta-feira (7), data do aniversário de 18 anos da Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006), foi lançada a campanha #TodosPorElas, para prevenir e acabar com o feminicídio, em Mato Grosso do Sul. No país, 1.467 mulheres foram vítimas do crime em 2023. A ideia é, por meio da campanha, lançar estratégias e ações conjuntamente por meio da ação dos poderes executivo, legislativo e judiciário.

Logo, a ação é realizada por meio de uma parceria entre o TJ (Tribunal de Justiça), o Governo do Estado e a Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul). A cerimônia de abertura ocorreu no auditório Germano Barros de Souza, no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, Parque dos Poderes, em Campo Grande.

O feminicídio consiste no crime praticado contra mulheres, mortas pelo fato de serem mulheres, destacando a urgência de ações efetivas e integradas e multidisciplinares.

Para autora da ação, a Desembargadora Jaceguara Dantas, é importante o desenvolvimento de políticas públicas e também de ações eficazes para defender os direitos das mulheres, combater a violência contra a mulher e, sobretudo, o feminicídio.

Segundo o Desembargador Sérgio Fernandes Martins, é necessário ter mais uma estrutura de atendimento. “Nós estamos cuidando para lançar o edital para a construção do novo Fórum da Mulher, porque as varas da mulher funcionam no Fórum Central de Campo Grande”,lembrou.

Campanha será contínua

Conforme divulgado, embora lançada neste mês de agosto, período por excelência de enfrentamento à violência contra a mulher, a campanha será contínua, com a realização de ações ao longo do ano.

No lançamento, houve a assinatura do Pacto de Compromisso entre os Três Poderes e de um Termo de Adesão de Parcerias Estratégicas por diversas entidades e empresas. Compromisso que foi assinado pelo Sérgio Fernandes Martins, Deputado Gerson Claro e pela secretária de Cidadania, Viviane Luiza que compareceu como representante do governador Eduardo Riedel.

Ademais, os prefeitos dos 79 municípios do estado foram convidados a hastear, simultaneamente à realização do evento de lançamento, a bandeira #TodosPorElas, enviada para cada prefeitura previamente.

A população também é incentivada a participar da campanha, por meio do compartilhamento de peças disponibilizadas gradativamente, bem como pela hashtag #TodosPorElas nas redes sociais. Também é possível apoiar usando o coração lilás, símbolo do movimento.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.