Bairros da região sudoeste de Campo Grande serão os alvos das ações da segunda etapa da campanha de combate ao mosquito Aedes aegypti. Chamado de “Meu Bairro Limpo – Todos em Ação contra a Dengue”, a campanha é promovida pela Prefeitura Municipal.

Até o fim do mês, os servidores da CCEV (Coordenadoria Estadual de Controle de Vetores) irão fazer a inspeção de casas e terrenos baldios, além do recolhimento e eliminação de materiais inservíveis, potenciais criadouros do mosquito e orientação dos moradores em relação às medidas de prevenção.

Além disso, dois pontos de coleta de materiais inservíveis serão disponibilizados à população. Nos locais, os moradores poderão descartar materiais de grande volume, como móveis inutilizados, carcaça de eletrodomésticos e eletrônicos, pneus e outros objetos que possam acumular água. Não é permitido o descarte de entulhos, restos de materiais de construção e podas de árvores.

Os pontos serão instalados no bairro Corcovado (Rua Nova Europa, entre a Travessa Urubatan e Rua dos Pampas) e no Jardim Leblon (Rua Porto Batista, entre a Avenida Lúdio Coelho e a Rua Litorânea).

Na primeira etapa da campanha, realizada no distrito Anhanduizinho, foram inspecionados 11,7 mil imóveis, eliminados 7,4 mil depósitos e 442 focos do Aedes aegypti.

Casos

Do dia 1º de janeiro a 19 de março deste ano, foram notificados 4.509 casos de dengue em Campo Grande. Até o momento, não houve a notificação de nenhum caso de zika e apenas cinco notificações por chikungunya.

Em todo o ano passado, a Capital registrou 17.033 notificações de dengue e seis óbitos provocados pela doença. Foram notificados, de janeiro a dezembro de 2023, 92 casos de zika e 176 de chikungunya.

A Capital fechou o segundo semestre do ano passado apresentando redução significativa nos casos de dengue, se comparado com o período anterior. O pico da doença foi registrado em abril, com mais de 3 mil casos notificados. A partir de junho, houve redução expressiva com estabilização nos meses seguintes.