O BPTran (Batalhão de Polícia Militar de Trânsito) já autuou, no primeiro dia da operação “Faixas Exclusivas”, cerca de 331 condutores por transitar na faixa exclusiva de ônibus de Campo Grande, na terça-feira (16).

A operação segue até sexta-feira (19), inclusive com apoio de drone, em vários pontos, principalmente no corredor da Rua Rui Barbosa, Avenida Duque de Caxias e Rua Brilhante.

Segundo o batalhão, a operação visa orientar e fiscalizar as irregularidades e diminuir os acidentes de trânsito. “A iniciativa dessa operação dá-se ao fato que nos últimos meses, o índice de acidentes nesses locais aumentaram significativamente. Portanto, os números mostram a necessidade de aumento da fiscalização”.

A maior parte dos acidentes acontecem durante as conversões da faixa do meio para a exclusiva. Por exemplo, recentemente, uma Saveiro saiu da pista da direita para virar à esquerda, enquanto um ônibus estava na faixa. Com a colisão, o veículo sofreu danos na lataria. O correto seria entrar na faixa exclusiva para fazer a conversão.

Multa

Vale lembrar que só pode transitar na faixa exclusiva os ônibus, entretanto, é permitido ingressar na faixa em casos de: comércio e residências, conversão, táxi e veículos de emergência.

Conduzir na faixa exclusiva de ônibus é infração gravíssima, com sete pontos na carteira e multa de R$ 293,47.