‘Área sujeita a ataque’? Bonito explica medidas de segurança após incidente com peixe em balneário
Seria o caso de Bonito instalar placas nos balneários e outros locais turísticos da cidade, avisando sobre possíveis ataques de peixes? Prefeitura responde
João Ramos –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Raro, o ataque de peixe a uma turista no Balneário do Sol em Bonito (MS) esta semana levantou debates a respeito da segurança em áreas de banho, que são os habitats desses animais. Diante do caso, a Secretaria de Turismo da cidade pretende tomar alguma medida após um Dourado (Salminus brasiliensis) morder e quase arrancar o calcanhar da visitante de Presidente Prudente (SP)?
Em diversas praias pelo mundo, por exemplo, há placas alertando sobre risco de ataques de tubarão em algumas áreas. Seria o caso do município de Mato Grosso do Sul instalar avisos semelhantes nos balneários e outros locais turísticos da cidade, informando sobre possíveis ataques de peixes?
Ao Jornal Midiamax, a Prefeitura de Bonito declara que, como o atrativo onde ocorreu o incidente é particular, não interfere. “O que podemos fazer é orientá-los sobre o SGS (Sistema de Gestão de Segurança), como já é feito. No Balneário Municipal, que é gerido pelo município, há placas orientando os banhista sobre não alimentar os peixes, entre outros cuidados a serem tomados”, destaca.
“Os passeios acontecem em locais privados, onde cada um respeita todas as exigências pautadas no licenciamento ambiental do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul). Eventos inesperados em meio à natureza podem ocorrer e cada atrativo em específico tem a política de como trabalhar quando isso acontecer”, afirma a Prefeitura.
Ainda segundo o executivo municipal, a maioria dos atrativos do município possui o SGS (Sistema de Gestão de Segurança), que prevê como agir em situações inesperadas, seja com o visitante durante o passeio, ou com os colaboradores.
“A Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio, inclusive, trabalha em parceria com o Corpo de Bombeiros e demais parceiros para disseminar a importância do SGS nos atrativos, tanto que a Gruta do Lago Azul e o Balneário Municipal possuem o sistema e frequentemente os colaboradores passam por treinamentos para atender possíveis emergências”, finaliza a nota.
Mudanças no balneário?
Questionado pelo Jornal Midiamax sobre o futuro do peixe, o Balneário responde que não isolará o dourado e nem mudará o exemplar de lugar. O animal, conhecido por visitantes recorrentes e por quem trabalha no local, seguirá vivendo em seu habitat natural.
De acordo com o Balneário do Sol, isolar ou mudar o dourado de lugar “não é procedimento”. “Esse peixe provavelmente se confundiu na movimentação da água. Ele preda Piraputangas que ali há aos montes. Isso foi um caso isolado”, garante o empreendimento ao MidiaMAIS.
Já sobre a instalação de placas que alertem os visitantes para possíveis ataques de peixes nas águas do Rio Formoso, o balneário ainda não respondeu aos questionamentos da reportagem. Caso o faça, este texto será atualizado.
Mulher quase perdeu pedaço do pé ao ser atacada por peixe em Bonito
Segundo relatos de testemunhas, a vítima estava sentada em uma das áreas do Balneário do Sol com os pés nas águas do Rio Formoso, quando o dourado apareceu e a atacou de maneira feroz na quarta-feira (10). “Foi feia a coisa, quase arrancou o calcanhar dela”.
A turista, que não teve sua identidade e nem idade informadas, chegou a ser internada em um hospital na própria cidade de Bonito, onde recebeu atendimento imediato após o susto. Ela já teve alta. Diante do ocorrido, o Balneário do Sol emitiu um comunicado e confirmou o ataque.
“Queremos informar a todos que, no dia 10 de abril de 2024, vivemos um acontecimento incomum em nosso balneário. Uma de nossas visitantes foi ferida por um peixe dourado. Com agilidade e cuidado, nossos guarda-vidas a atenderam imediatamente. Felizmente, ela está recebendo o tratamento necessário e encontra-se em processo de recuperação”, destacou o local.
O Balneário ainda enfatizou que, embora esteja situado em meio à natureza, onde a vida selvagem surpreende os turistas de forma inesperada, “incidentes como este são extremamente raros”.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O anonimato é garantido por lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
Notícias mais lidas agora
- Convidado alterado perturba mulheres em festa de campanha da OAB-MS e caso vai parar na delegacia
- Frustrada com corte, cliente sai de salão revoltada e desabafa: ‘vão se arrepender’
- Pedestre morre atropelado na zona rural de Campo Grande e motorista foge sem prestar socorro
- Motociclista morre após bater em poste na Avenida Duque de Caxias
Últimas Notícias
Com vagas de nível médio, Semed divulga seleção para assistente de educação infantil
A remuneração prevista é de R$ 1.900,00 para uma jornada de trabalho de 40 horas por semana
Estudante volta à escola após 3 anos para falar sobre livro com poesias que escrevia em sala de aula
Jovem diz que não tinha pretensão em publicar os escritos, mas, incentivo familiar o fez seguir adiante
Mulher é encontrada seminua na rua após ser espancada por marido que é preso pela PM
Mulher disse que foi agredida quando disse que ia embora da cidade para o marido
IA pode aumentar comércio global em 14 pontos porcentuais até 2040, diz OMC
A adoção de inteligência artificial e efetividade dependerá da capacidade de países adotarem a tecnologia de modo conjunto
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.