Após uma longa espera, candidatos ao vestibular da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) tiveram acesso ao resultado preliminar das provas, divulgado nesta quinta-feira (11). No entanto, ao conferirem as notas, muitos se surpreenderam com o elevado número, 6.032, de redações com nota 100, ou seja, zeradas.

Nas redes sociais, o professor de história Henry Guimarães mencionou que problemas na correção das redações são recorrentes. Segundo ele, neste ano, o resultado preliminar foi divulgado sem a separação de cursos e sem o nome dos candidatos, dificultando a verificação das notas.

“Praticamente todos os anos, desde que o vestibular voltou, há problemas na correção das redações. É uma situação muito complicada. Se comparamos o número de redações zeradas a outros vestibulares e processos seletivos, a situação se complica mais ainda. É uma porcentagem muito grande”, afirma.

Publicação
Publicação divulgada pelo professor (Reprodução)

O professor ressalta ainda que a situação não se limita ao vestibular da UFMS, uma vez que as provas da (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) também registraram os mesmos problemas. Vale destacar que ambas são de responsabilidade da (Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura).

“Candidatos que tiveram notas ótimas em uma prova, zeraram na outra, sendo que os dois processos foram feitos com uma semana de diferença”, argumenta.

A publicação de Henry gerou inúmeros comentários, a maioria de pessoas que confirmam os problemas citados e contestam o resultado preliminar. A média das notas entre os candidatos que realizaram a prova presencial foi de 314 pontos. Não houve notas 1000, sendo que a maior nota foi 950, atingida por dois candidatos.

“Ninguém tirou 1000 na redação, tanto na UFMS quanto na UEMS; foram mais de 20 mil candidatos”, questiona.

Sonho interrompido

Candidatos relatam que tiveram seu sonho interrompido (Arquivo Midiamax)

Na publicação oficial divulgada pelas redes sociais da UFMS, candidatos expressam indignação, afirmando que tiveram o sonho de cursar uma graduação interrompido pela desorganização da banca de correção.

“Muitas pessoas estão sendo prejudicadas, testemunhando seus sonhos sendo frustrados, e tenho convicção de que isso se deve a correções inadequadas”, destaca um comentário.

Os candidatos prejudicados poderão interpor recursos entre 12 e 14 de janeiro, no entanto, o professor questiona como esses recursos serão avaliados, visto que são mais de 6 mil prejudicados.

“O problema é como esses recursos serão ouvidos. Visto que é um prazo muito curto e uma quantidade enorme de alunos”, disse.

Em outro comentário, um candidato questiona a discrepância entre as redações zeradas na prova presencial e na prova realizada de forma online. Enquanto a primeira teve mais de 6 mil redações zeradas, a avaliação online registrou cerca de 60 notas 100.

“Como mais de 6 mil pessoas tiram nota 100 em uma redação? Mais de 1/3 da prova não sabe escrever segundo as correções, não é? Não se cansam de prejudicar os alunos nunca? #forafapec #mudafapec”, comentou.

Conforme a Fapec, responsável pela aplicação da prova, cerca de 12 mil candidatos realizaram a avaliação presencial, enquanto mais de 3 mil optaram pela prova em formato virtual.

Além das redações zeradas, vestibulandos afirmam dificuldades para acessar o espelho da redação e reclamam da má elaboração da prova.

“Esse vestibular foi uma palhaçada com os candidatos! Um desrespeito sem tamanho! Além de uma prova extremamente mal elaborada, agora a maioria das pessoas tirou 100 na redação? #FORAFAPEC O problema não está nos vestibulandos, está na banca!”

Dos 14.701 inscritos na prova escrita, 2.125 (14,46%) não compareceram nas salas durante a aplicação do certame. O número de ausências entre os 4.130 estudantes que optaram pela prova virtual chegou a 1.046 (25,33%).

O que diz a Fapec?

Em nota, a Fapec afirmou que o alto número de redações zeradas e notas baixas, se deve ao não cumprimento de um dos requisitos básicos exigidos para a elaboração da redação. Além disso, a fundação ressalta que ‘apenas republica em seu site o elaborado pela contratante, respeitando, inclusive, a forma de apresentação'.

“As notas deve-se ao não cumprimento ou cumprimento parcial dos cinco critérios básicos para a redação, são eles: adequação temática; organização e progressão textual; estrutura e desenvolvimento do texto dissertativo-argumentativo; aspectos de coesão e de coerência do texto; e emprego da norma padrão da Língua Portuguesa.

Segundo a instituição, a adequação temática é um dos principais quesitos para a avaliação. No caso de fuga ao tema, por exemplo, o texto não é considerado pela banca avaliadora e o candidato recebe a nota padrão de 100 pontos.

Candidatos que se sentirem prejudicados podem acionar a Fapec pelo WhatsApp, canal exclusivo para tirar dúvidas, pelo número (67) 99925-9405. Os telefones fixos também estão disponíveis, são eles: (67) 3345-5900; (67) 3345-5910; ou (67) 3345-5915. Candidatos também podem entrar em contato pelo e-mail concurso@fapec.org.

Fapec é alvo de protestos e ataque hacker

Reunião da Fapec
Reunião da Fapec (Arquivo Midiamax)

Após uma série de críticas de candidatos e professores que movimentarem as redes sociais e motivarem até ataque hacker contra a instituição, a Fapec anunciou que provas de vestibulares aplicadas sofrerão mudanças no processo de elaboração em 2024.

Atualmente, as questões das provas dos vestibulares são elaboradas por professores titulares em uma universidade pública do Estado. Esse docente elabora o dobro de perguntas que serão utilizadas nas provas, ou seja, são criadas dez questões e cinco são selecionadas por uma equipe da Fapec.

Com a mudança, as questões são enviadas para dois professores que atuam como corretores. Esses profissionais executam a questão para analisar se é exequível e se não há duplicidade em alternativas para garantir que não haja anulação.

Segundo o professor Henry Guimarães, nos últimos anos, professores e alunos vêm cobrando melhorias e critérios mais claros na correção da redação e nos trâmites dos processos seletivos realizados pela Fapec.

“Em 2023 tivemos uma articulação muito forte dos alunos, indo a câmara municipal, participando ativamente nas redes com a #FORAFAPEC #MUDAFAPEC. Foi realizada uma coletiva pela banca, houve reuniões com as universidades e as discrepâncias permaneceram ou até aumentaram”, lamenta.

O vestibular da UFMS recebeu 979 recursos feitos por 282 candidatos entre 12,5 mil que realizaram as provas. Já para na prova da UEMS foram 506 recursos de 127 candidatos entre 6,481 candidatos.

Vestibular UFMS

UFMS
Campus da UFMS (Arquivo Midiamax)

Em dezembro de 2023, a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) realizou as provas para o vestibular 2024. A aplicação de provas presenciais ocorreu em 11 cidades do Estado.

O Vestibular UFMS é voltado para candidatos que concluíram ou estão prestes a concluir o Ensino Médio. Ao todo, a UFMS oferta mais de 10 mil vagas para ingresso em 2024, em 115 cursos presenciais e 10 cursos a distância.

As provas foram realizadas em todas as cidades onde há campus, sendo Aquidauana, Chapadão do Sul, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, e Três Lagoas, e em Dourados.

O Vestibular UFMS 2024 e as três etapas do Passe (Programa de Avaliação Seriada Seletiva) somaram 45 mil candidatos inscritos para ingresso em 2024. “Tivemos mais um recorde na quantidade de inscrições desde que adotamos o Vestibular e o Passe como formas de ingresso na UFMS”, disse o pró-reitor de graduação, Cristiano Costa Argemon Vieira.

O Jornal Midiamax questionou a UFMS sobre os problemas relatados pelos candidatos, mas até o fechamento da matéria não obteve retorno. O espaço segue aberto a manifestação.