O perfil Low Profile, que se denomina hacker da Alta Hierarquia do Coletivo Internacional Anonymous, prometeu encerrar os ataques a portais de notícias e sites institucionais de Mato Grosso do Sul, após a anulação de questões do Vestibular da (Universidade Federal de MS) e (Universidade Estadual de MS).

Em e-mail enviado ao Jornal Midiamax, o hacker diz que o objetivo era resolver “questões equivocadas”. “Ao cumprir com nosso objetivo, daremos por encerrados os ataques cibernéticos, mas permaneceremos vigilantes”, diz o texto.

Tanto a UFMS quanto a UEMS anularam cinco questões após os recursos dos candidatos. O gabarito definitivo foi divulgado na sexta-feira (22). Desde que as provas foram aplicadas, alunos e professores de cursinhos pré-vestibular lançaram o movimento #ForaFapec devido a erros em questões. As provas foram aplicadas pela banca organizadora  em 26 de novembro (UEMS) e em 3 de dezembro (UFMS). 

Cerca de 70 professores e dezenas de vestibulandos protestam contra erros nas avaliações, desde erros de digitação a questões sem alternativas corretas, o que prejudicaria o desempenho dos candidatos.

O hacker também entrou em campo e começou a derrubar os sites de instituições públicas e privadas com intuito de pressionar a Fapec a tomar uma atitude “satisfatória”. Depois de vários ataques e com a divulgação do gabarito, as investidas devem parar.