A de concluiu levantamento feito para identificar as causas da pane que deixou o hospital sem elétrica por três vezes em menos de 24 horas, entre ontem (1°) e hoje (2). De acordo com a assessoria de comunicação, técnicos identificaram tempo de vida útil esgotado em alguns cabos, que serão substituídos. 

“Houve uma falha no cabo de transmissão de energia para rede interna. A ligação do prédio principal é feita em um transmissor na rua Rui Barbosa, e que teve uma pane por conta da fiação. Toda fiação tem um tempo de vida útil e, infelizmente, o que alimenta esta parte do prédio se esgotou e ocasionou o defeito”, detalha nota divulgada.

Equipes continuam trabalhando no local e substituição dos cabos será feita “de forma parcial por uma instalação aérea e definitiva com o apoio das equipes da e Cogera para restabelecimento da energia”. O prazo para o restante da fiação ser substituída será de 30 dias.

Protocolo emergencial

No primeiro dia do ano, por volta das 13h30, a energia acabou, bem no início de uma chuva. Na ocasião, o hospital também ficou sem sistema e assumiu o protocolo emergencial, levando vários pacientes para o corredor do pronto-socorro, já que a área é maior ventilada. Lá, permaneceram pacientes que não estavam em estado grave e aguardavam procedimentos cirúrgicos, por exemplo.

Já os pacientes mais graves, estavam em uma ala com os geradores, sem que houve “prejuízo assistencial”, ainda conforme a assessoria do hospital.

A visitação também foi suspensa nesta terça-feira (2). De acordo com a assessoria do hospital, cerca de 250 pessoas, em média, fazem visitas diárias no hospital.