O motorista de aplicativo, de 42 anos, que teria sido agredido pelo condutor de uma caminhonete Hilux, em , na madrugada deste domingo (7), recebeu apoio de colegas trabalhadores do ramo. Na tarde deste domingo, uma manifestação pacífica reuniu pelo menos 50 motoristas de aplicativo.

Os motoristas foram em busca do suposto agressor durante a manifestação, mas não o encontraram. Então, a ação que durou poucos minutos traz um sinal de alerta para que casos como esse não aconteçam novamente. 

Douglas Antônio, integrante do Rotas MS, associação dos motoristas de aplicativo, reforça que a classe é unida, principalmente no que diz respeito à segurança de seus trabalhadores. 

“Muita gente se acha ‘grandão' e quer partir para cima do motorista de aplicativo, mas nós somos unidos. Inclusive nós temos uma espécie de código em que o motorista aciona para pedir socorro. Nossa classe é organizada para tentar barrar qualquer tipo de agressão aos motoristas”, explica.

O motorista, vítima da agressão, Eder Ferreira, atua no ramo há mais de cinco anos e nunca tinha passado por situação semelhante. “O condutor da Hilux estava acelerando atrás de mim e encostou no meu carro. Quando parei para conversar, ele partiu para a agressão”, conta.

(Foto: Nathalia Alcântara, Jornal Midiamax)

Devido às agressões, ele está com um ferimento no olho.

Entenda o caso

Um boletim de ocorrência foi registrado na Depac-Centro, onde o motorista de aplicativo conta que os dois veículos trafegavam pela mesma rua e a caminhonete tentava a todo momento ultrapassar, mas não conseguia devido a outros carros que estavam na via.

Em certo momento, o motorista de aplicativo parou no semáforo e a atingiu a traseira do Gol. Então a vítima desceu do carro e foi conversar com o condutor da caminhonete, que aparentava estar embriagado e ameaçou atirar, com gestos indicando que estaria armado.

O condutor teria tentado sair do local e a vítima colocado seu carro na frente da caminhonete, e os dois iniciaram a briga.

O caso foi registrado como lesão corporal dolosa e ameaça.

Vídeo mostra as agressões

Imagens de um vídeo gravadas por uma testemunha mostram o homem proferindo xingamentos e dando socos no motorista de aplicativo, que está no banco do passageiro de seu carro, um veículo Gol. A testemunha pede para que o homem pare as agressões, assim como, uma mulher tenta puxá-lo tentando conter a briga.

As agressões continuam e outros dois seguram o condutor da Hilux, que acusa o motorista de aplicativo de ter freado em sua frente. No vídeo, é possível ouvir palavras como “calma, irmão”, “você vai sair de errado”.