HRMS fica mais de 8 horas sem ar-condicionado e pacientes reclamam de más condições

Direção do Hospital Regional se limitou a afirmar que todas as medidas estariam sendo adotadas, porém não informou prazo para solução

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Vídeo mostra enfermeiras abanando pacientes com leques (Foto: Fala Povo, Midiamax)

O Hospital Regional de Mato Grosso do Sul segue sem resolver o problema com o sistema de ar-condicionado em diversos setores da unidade, inclusive nas alas de UTI, após mais de 8 horas desde a primeira notificação sobre o defeito. O problema foi inicialmente registrado às 10h desta manhã, quando a direção do hospital informou que a causa seria uma falha na bomba d’água.

Às 18 horas, a situação persiste, sem qualquer mudança significativa nas condições de ventilação nas unidades afetadas. A falta de climatização causa transtornos tanto para pacientes quanto para acompanhantes. Mães que acompanham filhos internados relatam desconforto e preocupação com a saúde de seus bebês.

Uma das mães, que acompanha a filha recém-nascida prematura na Unidade Intermediária Neonatal, registrou o sofrimento enfrentado no local. Ela descreve como a equipe tenta amenizar o calor com ventiladores improvisados, mas sem sucesso.

“Mães passando mal, bebês recém-nascidos correndo risco de infecções. Já procurei a ouvidoria do hospital e informaram que estragou a bomba do ar condicionado. A previsão é de sete dias para arrumar. Não sei o que será dos pacientes e acompanhantes até lá”, desabafa.

Outra mãe, cujo filho está internado no Centro de Terapia Intensiva (CTI), também expressa sua preocupação com a situação. “Meu filho está com febre e o calor só piora. Não há ventilação suficiente, nem sequer uma janela para abrir. Estamos em uma ‘lata de sardinha’, sem condições adequadas de saúde”, relata.

Em imagens enviadas a redação do Jornal Midiamax é possível ver enfermeiras que, diante da situação, tentam amenizar o problema abanando os pacientes como leques improvisados.

Direção reafirma posição, mas problema não é resolvido

Ao ser contatada novamente pela redação, a assessoria da direção do hospital se limitou a reiterar o comunicado feito pela manhã, sem apresentar nenhuma atualização sobre o andamento das medidas corretivas.

Em nota, o HRMS informou apenas que “todas as medidas estão sendo adotadas para que o problema seja resolvido o quanto antes”. No entanto, a falta de ação efetiva até o final da tarde de hoje, 8 horas após a primeira declaração, gera insatisfação entre usuários que pedem providências urgentes.

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