Antes de tempestade prevista para esta semana, calorão e umidade baixa predominam em MS

No final da semana, há probabilidade de chuva e tempestades com eventual queda de granizo devido ao avanço de uma frente fria

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
tempestade arquivo midiamax
Imagem ilustrativa. (Arquivo, Midiamax)

Os primeiros dias desta semana serão de tempo firme, com sol forte e variação de nebulosidade em Mato Grosso do Sul, segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de MS). As temperaturas ficam acima da média, podendo chegar aos 42°C, e umidade relativa do ar com valores entre 7% e 20%. 

Pela configuração dos ventos, o céu deverá continuar encoberto por uma camada de fumaça resultante dos incêndios florestais na região amazônica e também de estados e países vizinhos. 

A situação meteorológica ocorre devido à atuação de um sistema de alta pressão atmosférica, favorecendo o tempo quente e seco no estado de Mato Grosso do Sul. 

Para as regiões sul, sudeste e leste do Estado, a previsão é de mínimas entre 20-25°C e máximas entre 36-40°C. 

Já nas regiões pantaneira e sudoeste, são esperadas mínimas altas, entre 25-30°C, e máximas entre 38-42°C. 

A situação não fica muito diferente nas regiões norte e bolsão, onde são esperadas mínimas entre 23-27°C e máximas entre 37-40°C. 

Em Campo Grande, as mínimas devem ficar entre 26-28°C e, máximas, entre 35-37°C. 

Os ventos atuam entre o quadrante leste e norte com valores entre 40-60 km/h e, pontualmente, podem ocorrer rajadas de vento acima de 60 km/h.

Mudança de clima

No final da semana, na quinta (26) e sexta (27), há probabilidade de chuva e tempestades acompanhadas de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo devido ao avanço de uma frente fria, aliada à disponibilidade de calor e umidade. 

Na quinta-feira, pouco antes da chegada da frente fria, os ventos de noroeste aumentam a sensação de calor e, provavelmente, irão favorecer o transporte de fumaça da região amazônica brasileira e boliviana, piorando a qualidade do ar no Estado. 

Na sexta-feira deverá ocorrer uma queda das temperaturas, principalmente na metade sul de MS.

Alertas

Com a umidade do ar baixa e as temperaturas altas, o Cemtec reforça e recomendação para que a população beba bastante líquido, principalmente água, evite exposição ao sol nos horários mais quentes e secos do dia, e umidifique os ambientes. 

Além disso, as condições meteorológicas previstas, de tempo quente e seco, favorecem a ocorrência de incêndios florestais. 

Por isso, a orientação é que não seja ateado fogo em nenhuma situação, pois, além de ser crime ambiental, há risco das chamas se alastrarem com muita facilidade neste período.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Conteúdos relacionados