A principal praça da região central de Campo Grande, os arredores da Ary Coelho amanheceram nesta segunda-feira (19) com entulho, principalmente reciclagens. O problema também tem cunho de vulnerabilidade social, pois funcionários atribuem o acúmulo de lixo ao descarte de moradores em situação de rua.

No lado de fora da praça, os banquinhos de concreto e bancos de xadrez dão espaço ao entulho, com restos de marmitas, papelão, garrafas pet e outros tipos de plástico.

Felipe Moreirão Teixeira trabalhava na região e relata que houve aumento de pessoas em situação de rua e usuários de drogas, já que a praça também é um “refúgio” para todos que passam pelo Centro. “Acho um descaso [acúmulo de lixo], bem no Centro da cidade, fica uma coisa feia”.

Em alguns trechos o lixo está ao lado de uma lixeira, sem esforço de quem teria abandonado os itens. A se concentra apenas do lado de fora, pois uma equipe trabalhava na limpeza da área interna nesta manhã.

Em nota, a SAS (Secretaria Municipal de Assistência Social), por meio da Superintendência de Social Especial e da Gerência de Média Complexidade informa que as equipes do SEAS (Serviço Especializado em Abordagem Social), informou que tem como protocolo percorrer diariamente a área central, incluindo a Praça Ary Coelho, antiga rodoviária e localidades com maior índice de pessoas em situação de rua.

“O serviço do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) se restringe a ofertar e orientar as pessoas em situação de rua na tentativa de convencê-las a aceitar o acolhimento e superar tal situação por meio dos nossos equipamentos, ofertas de serviços e benefícios assistenciais. Vale ressaltar que as recusas de atendimento são um direito garantido pela Constituição Federal de 1988, em seu Art. 5º, Inciso XV”.

Com relação à limpeza, a SISEP (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos) disse que a Solurb já foi acionada e equipes farão a limpeza e o acondicionamento adequado dos resíduos, para que o serviço de coleta seja realizado.

*Material atualizado às 10h20 para acréscimo da nota da prefeitura.

(Nathalia Alcântara, Midiamax)
Lixo ao lado de lixeira (Nathalia Alcântara, Midiamax)