Diego Alves

Mais de mil candidatos entraram com recurso contra a (Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura) que zerou a nota de seis mil redações do vestibular da (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). Ao todo, 1.169 pessoas entraram com recurso.

Conforme os resultados, 6.032 redações, cerca de 50% dos candidatos que realizaram a prova presencial, obtiveram nota 100, ou seja, tiveram a redação zerada. O prazo para recurso foi da última sexta-feira (12) até este domingo (14).

A Fapec (Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura) alegou que o alto número de redações zeradas e notas baixas se deve ao não cumprimento dos requisitos básicos exigidos para a elaboração da redação.

“Qualquer candidato, independentemente de sua nota, poderia solicitar a revisão da nota por meio de recurso contra o resultado da Prova de Redação durante o período especificado no edital, de 12 a 14 de janeiro”, informou a Fapec.

“Essas notas deve-se ao não cumprimento ou cumprimento parcial, dos cinco critérios básicos para a redação, os quais são: adequação temática; organização e progressão textual; estrutura e desenvolvimento do texto dissertativo-argumentativo; aspectos de coesão e coerência do texto; e emprego da norma padrão da Língua Portuguesa”, comunicou a Fapec em nota.

Segundo a instituição, a adequação temática é um dos principais quesitos para a avaliação. No caso de ao tema, por exemplo, o texto não é considerado pela banca avaliadora, e o candidato recebe a nota padrão de 100 pontos.

Quanto aos problemas relacionados ao edital, a fundação afirmou que ‘apenas republica em seu site o edital elaborado pela contratante, respeitando, inclusive, a forma de apresentação'.