Diego Alves

Mais de mil candidatos entraram com recurso contra a Fapec (Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura) que zerou a nota de seis mil redações do vestibular da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). Ao todo, 1.169 pessoas entraram com recurso.

Conforme os resultados, 6.032 redações, cerca de 50% dos candidatos que realizaram a prova presencial, obtiveram nota 100, ou seja, tiveram a redação zerada. O prazo para recurso foi da última sexta-feira (12) até este domingo (14).

A Fapec (Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura) alegou que o alto número de redações zeradas e notas baixas se deve ao não cumprimento dos requisitos básicos exigidos para a elaboração da redação.

“Qualquer candidato, independentemente de sua nota, poderia solicitar a revisão da nota por meio de recurso contra o resultado da Prova de Redação durante o período especificado no edital, de 12 a 14 de janeiro”, informou a Fapec.

“Essas notas deve-se ao não cumprimento ou cumprimento parcial, dos cinco critérios básicos para a redação, os quais são: adequação temática; organização e progressão textual; estrutura e desenvolvimento do texto dissertativo-argumentativo; aspectos de coesão e coerência do texto; e emprego da norma padrão da Língua Portuguesa”, comunicou a Fapec em nota.

Segundo a instituição, a adequação temática é um dos principais quesitos para a avaliação. No caso de fuga ao tema, por exemplo, o texto não é considerado pela banca avaliadora, e o candidato recebe a nota padrão de 100 pontos.

Quanto aos problemas relacionados ao edital, a fundação afirmou que ‘apenas republica em seu site o edital elaborado pela contratante, respeitando, inclusive, a forma de apresentação’.