Você perdeu? Carteiras de trabalho ‘esquecidas’ podem ser recuperadas em Campo Grande

Documento físico não é mais obrigatório e pode ser substituído pelo digital; saiba como
| 28/07/2023
- 14:44
vagas
Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) (Foto: reprodução)

Mais de 400 Carteiras de "esquecidas" em Campo Grande foram encaminhadas pela (Fundação do Trabalho) à Superintendência Regional do Trabalho Emprego em Mato Grosso do Sul. As carteiras haviam sido solicitadas entre 2015 e 2020, mas não foram retiradas pelos solicitantes.

Desde 24 de setembro de 2019, a carteira física deixou de ser necessária para a contratação na maioria das empresas. Com isso, a emissão do documento em papel foi suspensa e agora é feita somente no formato digital, o que pode justificar o alto número de documentos ‘esquecidos’.

Vale ressaltar que o aplicativo da CTPS existe desde 2017, mas até então não substituía o documento físico.

 

Carteira digital

Para quem prefere optar apenas pelo documento digital, basta baixar o aplicativo ‘Carteira de Trabalho Digital’, disponível gratuitamente nas lojas virtuais (Apple Store e Play Store), ou pela Web, por meio do link https://servicos.mte.gov.br/.

Cidadãos que já possuem cadastro no sistema acesso.gov.br só precisam usar o login e senha de acesso no app Carteira de Trabalho Digital.

Conforme a Funtrab, o documento digital traz benefícios como a agilidade na solicitação do documento, acesso à informação de qualificação civil e contratos de trabalho por meio da integração de diversos bancos de dados do Governo Federal.

 

Além disso, as informações de contrato de trabalho ficam disponíveis 48 horas após o envio dos dados pelo contratante.

Serviço:

Interessados em retirar os documentos em papel devem comparecer à Rua 13 de Maio, nº 3.214, Centro, em Campo Grande. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone 135.

 

Veja também

Ainda não há relatos sobre estragos graves deixados pelo temporal

Últimas notícias