Retirada de cascalho em área rural de tem preocupado moradores da região do Santa Mônica. Com o avanço do maquinário da Prefeitura, muitos questionam a degradação ambiental da área e alegam receio com a possibilidade de extinção de uma mina d'água que passa pelo local. 

“Estão acabando com a mata que existe, empurrando terra em cima da água. Não sei se eles têm autorização, mas a máquina está indo na direção do fluxo da mina da água e se continuar assim a mina vai secar”, comentou denunciante que preferiu não se identificar.

Em imagens feitas no local é possível notar máquinas da Prefeitura em uma das áreas de onde sai cascalho. A área aberta se aproxima e está a poucos metros da entrada de um curso d'água. “Tem morador e até animal que faz uso dessa água”, completa.

Prefeito de Terenos, Henrique Wancura Budke, disse que o cascalho é retirado de áreas que já existem há anos, desde a formação dos assentamentos. 

“O cascalho é necessário para a das estradas, sem ele não tem como transitar, ainda mais em período de chuva. Temos mais de 400 quilômetros de estradas por onde circula o transporte escolar, o não passa sem que a manutenção seja feita”, pontuou. 

Segundo ele, além da área que aparece nas imagens, o Município faz a retirada de outros seis locais e afasta eventual degradação ao meio ambiente, embora não exista estudo sobre o impacto ambiental. “Se a equipe tivesse identificado algum problema já teria apontado. Nossos engenheiros sempre avaliam”, finalizou.