Vídeo que circula nas redes sociais mostra crianças indígenas implorando por água potável, no momento em que Mato Grosso do Sul enfrenta forte onda de calor. As imagens mostram os pequenos, caminhando enfileirados e repetindo “ajudem, por favor”, entre outras frases.

Segundo a artesã Emilia Leal, que faz parte do CTV (Coletivo Terra Vermelha), entidade que apoia os povos indígenas, as imagens foram feitas nas aldeias Jaguapiru e Bororo, localizadas em Dourados, no Sul do Estado, nesta semana.

“Estamos nos mobilizando para levar água e alimentos para lá, pedindo apoio também do poder público. Esta situação não pode continuar, então, estamos envolvidos nesta força-tarefa. Não é de hoje que eles estão sem água, faz muito tempo já. Na época da pandemia, levamos ajuda por diversas vezes lá”, afirmou ao Jornal Midiamax.

Alerta Laranja

Nesta semana, os alertas meteorológicos apontam “onda de calor” que pode chegar a 45 graus, o que deve se estender até o final do mês de setembro.

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) ressalta que o Alerta Laranja é para avisar sobre o perigo e que a alta temperatura é um risco à saúde. Desta forma, fica imprescindível a água potável nas comunidades.

A reportagem entrou em contato com a Funai (Fundação Nacional do Índio) de Dourados, para questionar a situação das reservas indígenas e aguarda retorno.

Veja o vídeo:

Leia também:

Em dia de recordes, onda de calor extremo fará termômetro marcar 42°C em Mato Grosso do Sul

Mato Grosso do Sul está no centro da onda de calor que atinge Brasil com máximas de 45°C